Jovens e adolescentes acreditam que são mesmo donos do mundo, que estão sempre certos e que nada pode acontecer com eles, e você como mãe, não tem muito o que fazer não é mesmo? As mães ensinam o que podem para que eles cheguem nessa idade e consigam discernir o que é o certo e o que é errado, mas ficam com o coração na mão quando veem algo que sabem que pode não funcionar.
Mas mãe pense bem, com dezessete anos o que pode acontecer? Eles são príncipes e princesas, são reis e rainhas, tem súditos como amigos, na verdade os amigos são os melhores do mundo e aí de você dizer o contrário, nessa idade eles sabem bem dos perigos e juram que não vão passar perto deles, mesmo que você saiba que é mentira.
Quando saem de casa você fica falando, cuidado, olha quem vai dirigir, não pode beber e pegar no volante, levou roupa de frio? Não vai com estranhos, cuidado não aceita bebida de ninguém, está levando dinheiro?
Fazer com que os filhos te ouçam nessa idade é quase impossível, eles não levam a sério viram as costas e se vão. Mas tem conselhos que deveríamos dar, e na verdade são os que menos conseguimos.
Então vamos deixar aqui alguns deles para você não se esquecer de dizer sempre que tiver oportunidade:
- Mesmo que não faça nada do que eu vou te aconselhar, sempre estarei aqui para te acolher e te ajudar quando algo não funcionar para você.
- Não é porque a pessoa sorri para você que deve considerá-la sua amiga.
- As vezes as pessoas só são divertidas, mas quando você precisa elas não são tão legais.
- A maioria dos que prometem, não faz nada!
- Sempre desconfie, a todo e qualquer momento, até que a pessoa conquiste a confiança.
- Eu não sou chata, não tenho conselhos tristes, mas já ralei o joelho e parti o coração então sempre que puder escute.
- Ame, mas não aceite ser humilhado. Você sempre será muito para tão pouco.
- Lute pelos seus sonhos você é o único que pode conquistá-los.
- Não dê desculpas, assuma seus erros.
- Tudo passa, eu sei que dói, as vezes dói muito e da vontade de desistir, mas vai passar assim como todas as coisas!