Se você por um descuido morder os lábios, a língua ou o canto da boca, certamente pouco tempo depois será surpreendido com o surgimento de uma ou mais aftas. Que são pequenas úlceras, que doem e incomodam demais, pense numa coisinha chata, fica difícil movimentar a boca, seja para conversar ou para se alimentar, podem inflamar e causar febre. Ninguém merece!
Fora isso, elas costumam aparecer constantemente em organismos que estejam com baixa imunidade, a exemplo de pessoas que são portadoras do vírus HIV, ou pessoas que tem diagnostico de câncer e por conta disso são submetidas a tratamentos agressivos e invasivos, como a quimioterapia e radioterapia, pessoas que fazem uso de corticoides.
Cientificamente elas são chamadas de estomatite aftosa, que são lesões arredondadas ou ovais, cobertas por uma membrana de cor branca a amarelada, outro sinal bem característico dela é uma mancha avermelhada em sua volta.
De acordo com informações confirmadas, listamos abaixo, alguns fatores que podem favorecer o surgimento destas úlceras, como por exemplo o estresse, alergias de modo geral, deficiência de vitaminas no organismo, predisposição genética, má qualidade nutricional, e ainda podem ser causadas pelo uso de aparelhos dentários, que muitas vezes geram traumas.
Além disso, se o seu organismo apresentar baixas taxas de ferro, zinco, vitamina B12 ou folato, nesse período com certeza você será surpreendido por elas, que também são queixas muito comuns em quem está na luta contra o câncer, e pessoas portadoras do vírus HIV, assim também como em diabéticos.
Mas não vamos nos desesperar… se apareceu uma afta aí, temos algumas dicas para você se livrar dela rapidamente, veja!
1. Chá de manjericão
Esse chá é também uma boa indicação no tratamento das aftas, devido às suas propriedades analgésicas, que reduzem a dor, e antissépticas, que deixam a área limpa de bactérias e microrganismos. Para usá-lo você pode fazer gargarejos com chá ou aplicar nas úlceras da boca três vezes ao dia.
2. Chá de louro
Gargarejar com o chá da folha de louro é excelente para alivio da dor e para acelerar o processo de desinflamação.
3. Sal de cozinha
Atenção! Se você tem pressão alta não use esse remédio, mas se está tudo bem com a sua pressão arterial, então basta misturar uma colher das de sopa em um copo com água e fazer vários bochechos durante o dia.
4. Bicarbonato de sódio
Enxague a boca com bicarbonato de sódio dissolvido em água, três vezes ao dia.
Além dessas dicas, é importante cuidar da higiene bucal, escovando muito bem os dentes e a língua. Mas se além das úlceras na boca você tiver febre, e se as aftas aparecerem regularmente a cada quatro semanas, por exemplo, ou aparecerem várias ao mesmo tempo, é importante procurar um médico para identificar a causa do surgimento das aftas.