7 maneiras de se livrar das aftas naturalmente

Embora as aftas não sejam consideradas graves, nem interfiram em nossa saúde, elas acabam incomodando demais. Causam dores, atrapalham no momento da alimentação, enfim, causam um certo desconforto, que não é nada legal.

Estas feridas que surgem na região bucal, são aftas que também são conhecidas como úlceras bucais, geralmente elas surgem na parte interna da boca, podendo se alojar nas bochechas, na gengiva, na língua e nos lábios, e costumam ser brancas ou em tom amarelado.

Algumas pessoas desenvolvem aftas com mais facilidade, e sofrem com a constante presença destas incômodas aftas. Pensando nisto, vamos ensinar vocês a preparar remédios bem simples e totalmente naturais, que serão seus aliados para manter a saúde de sua boca e se livrar destas temidas feridas.

7 maneiras de se livrar das aftas naturalmente

1. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio, é um grande aliado da saúde bucal e quando se trata de aftas é tiro e queda. Ele possui propriedades antissépticas que auxiliam no combate destas feridas de modo simples e eficaz. Sem falar, que ele é bem baratinho e não pesa no orçamento.

Ingredientes

1 colher de sopa (9gr) de bicarbonato de sódio

1 xícara (250ml) de água

Modo de preparo

Basta misturar bem o bicarbonato de sódio na água. Faça gargarejos com a mistura, pelo menos 3 vezes por dia, cuspindo o líquido após gargarejar.

2. Leite de coco

O leite de coco possui propriedades que ajudam a curar estas feridas. Sem dizer que além de ser saboroso, é muito simples e prático, portanto, acabe com as aftas sem sofrimento.

No mercado encontramos o leite de coco prontinho para usar, mas se preferir, faça o seu em casa.

Ingredientes

1 xícara (90gr) de coco ralado

1 xícara (250ml) de água

Modo de preparo

1. Leve ao fogo a água e o coco ralado e deixe aquecer.

2. Após aquecer, despeje tudo no liquidificador e bata por 3 minutos.

3. Coe.

O leite de coco deverá ser utilizado por 3 vezes ao dia, como enxaguante bucal.

3. Infusão de camomila

Esta é uma ótima maneira de curar as aftas na boca. Devido as propriedades antissépticas e anti-inflamatórias da camomila conseguimos bons resultados ao beber o chá de camomila.

Ingredientes

1 colher de sopa (15gr) de sopa de flores de camomila

1 xícara (250ml) de água

Modo de preparo

1. Aqueça a água em fogo médio até ferver.

2. Coloque as flores de camomila na água.

3. Abafe o recipiente e desligue o fogo, deixando a infusão descansar entre 5 a 7 minutos.

4. Coe e beba.

Observação: Cuidado com a temperatura ao beber o chá, se estiver muito quente, poderá machucá-lo ainda mais e causar mais dores.

4. Mel

O mel possui muitas propriedades benéficas para a saúde, entre elas a anti-inflamatória, que ajuda no tratamento para as aftas e antibacterianas que colaboram para que elas desapareçam. O mel também age no crescimento dos tecidos permitindo uma cicatrização mais rápida.

5. Sal

O sal age como antisséptico e o mais legal, é que todo mundo tem em casa. Use desta forma para tratar as aftas.

Ingredientes

1 colher de sopa (15gr) de sal

1 xícara (250ml) de água

Modo de preparo

Amorne a água e depois acrescente o sal misturando bem.

Faça bochechos 3 vezes ao dia.

6. Suco de coentro

O coentro é uma especiaria que possui propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e antifúngicas, então, nem preciso dizer que é um excelente aliado ao combate as aftas! Ele ajuda a reduzir as dores causadas pelas feridas e combate a infecção que as causa.

Ingredientes

1 colher de sopa (15gr) de folhas de coentro

2 xícaras (500ml) de água

Modo de preparo

Bata no liquidificador todos os ingredientes por 2 ou 3 minutos.

Faça bochechos com a mistura por 3 vezes ao dia.

7. Mamão amassado

O mamão possui propriedades desintoxicantes, portanto, é ótimo para ajudar no tratamento de aftas, gengivite e também candidíase.

Para ajudar no tratamento, basta amassar duas fatias de mamão até formar uma pasta. Passe a pasta sobre a ferida e deixe por 15 minutos. Tente não passar a língua sobre a pasta neste tempo, para não tirar o mamão da ferida.

Gostou destas dicas? Deixe-nos sua opinião, ela é importante para nós!