A madrugada desta quinta-feira (21) foi trágica na cidade de Bauru, em São Paulo. O destino de uma mãe de 43 anos e de sua filha adolescente de 14, encontrou as águas mortais do temporal que caiu ontem naquela cidade e região. As duas tiveram um fim igual a tantas outras pessoas, vítimas das terríveis chuvas de março.
Estas pessoas também são vítimas do eterno descaso dos governantes brasileiros, seja governadores, prefeitos e até dos presidentes da República que ocuparam o cargo. Evidentemente, a população tem também sua parcela de culpa. Primeiro, porque é ela quem coloca os políticos no poder. Depois, parte das pessoas não colaboram, jogando lixo nas ruas, córregos e rios.
E foi o que aconteceu quando a forte chuva, que castigou a região Centro-Oeste Paulista, na madrugada desta quinta-feira (21), causou muito estrago por onde passou. No município de Bauru, uma mãe e a filha adolescente perderam a vida depois que o carro em que estavam foi arrastado pela enxurrada, na Avenida Daniel Pacífico.
Segundo informações da imprensa local, o carro em que elas estavam foi arrastado quando a mãe, que dirigia, tentou atravessar por uma ponte sobre o Córrego da Grama, que transbordou. Parte do asfalto da Avenida Daniel Pacífico cedeu com a enxurrada.
Também foi relatado que outro carro que estava na mesma avenida também foi arrastado, mas os moradores informaram que o veículo estava vazio. A via neste momento está parcialmente interditada e a equipe do Grupo de Trânsito orienta os motoristas.
Outra importante avenida da cidade, a Nuno de Assis, também precisou ser interditada, pois o nível do rio Bauru subiu e invadiu partes do local. Outras 21 pessoas ficaram ilhadas na cidade e também precisaram ser resgatadas pelos bombeiros. Segundo a corporação, ninguém se feriu. E um trecho da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, em Bauru – Acesso 354, km2 -, está interditado porque parte da via desbarrancou.
E não parou por aí. A enxurrada também causou estragos em Itápolis. A região central foi a mais atingida. Vários veículos foram arrastados pela força da água e, segundo as autoridades locais, pelo menos três deles foram parar no rio.
Foi uma madrugada difícil. A enxurrada tomou conta das ruas e causou muito prejuízo. Casas, comércio, um mercado e uma escola foram invadidos pela água. Segundo a prefeitura, um buraco foi aberto na calçada de uma casa. A Defesa Civil informou que não há vítimas ou desabrigados.
No município de Tupã, um carro ficou coberto pela água na avenida Lélio Piza e o motorista e passageiros se arriscaram na enxurrada para empurrar o veículo. Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve registro de feridos.