É dito que o cão é o melhor amigo do homem, quem nunca ouviu essa frase, não é mesmo? Eles são verdadeiros amigos, todo mundo deveria ter um cachorro em casa, assim ninguém iria se sentir só, eles tem o dom de nos fazer sorrir mesmo quando não temos vontade para isso. Mas hoje iremos falar de um fato curioso que envolve os cachorros e suas lambidas. Se você é desses que ama as lambidas do seu cão precisa ler esse texto até o final.
Greg Manteufel mora em Wisconsin, nos EUA, seu cão sempre demonstrava o carinho por seu dono com as lambidas caninas, mas infelizmente algo terrível aconteceu com Greg e pelo jeito tem a ver com as lambidas do cãozinho de estimação.
No mês de Junho Greg começou a se sentir muito mal, ele começou a vomitar e ter febre, sintomas comuns de uma gripe, foi o que o homem pensou logo de imediato, mas em pouco tempo os sintomas evoluíram para uma condição mais grave e Greg foi hospitalizado começando uma luta ferrenha contra uma grave infecção provocada pela bactéria Capnocytophaga canimorsus, que é um microrganismo que faz parte da flora bucal de cães e gatos.
De acordo com os centros de zoonoses dos EUA, a bactéria C. canimorsus pode ser encontrada nas bocas de até 74% dos cachorros, e 57% dos gatos, e pode ser encontrada também em humanos. Porém se esse organismo cair na corrente sanguínea de alguém que está com a imunidade baixa ou algum problema de saúde, as consequências podem ser devastadoras. Isso pode acontecer porque a bactéria leva a um quadro grave de infecção generalizada e pode causar até uma trombose. O corpo de Greg ficou todo coberto de hematomas, parecia até que ele havia tomado uma baita surra, e uma semana depois de sua internação infelizmente Greg teve que amputar suas mãos e pernas abaixo do joelho.
Mesmo com o tratamento feito a base dos mais fortes antibióticos, não tiveram sucesso, a infecção provocou a formação de trombos que, começaram a bloquear o fluxo sanguíneo para os membros de Greg. Os médicos não foram capazes de reverter o quadro infeccioso e tiveram que amputar. Os médicos afirmaram que Greg contraiu a bactéria através do seu próprio cachorro, o que o deixou bem chateado, porque sempre teve seus bichinhos de estimação e jamais imaginou que poderia acontecer algo assim.