Uma menina de 11 anos de idade morreu na Califórnia, Estados Unidos, após ter uma reação alérgica grave a pasta de dente receitada por uma dentista para tirar as manchas nos dentes. Denise Saldate é alérgica a leite e seus derivados, o creme dental possuía substâncias do leite em sua composição. No momento que a criança escovava os dentes normalmente começou a chorar, pois se sentia mal e dizia que estava com muita dificuldade de respirar.
“Ela disse que achava que estava tendo uma reação a pasta. Os lábios dela já estavam azul”, contou a mãe Monique Altamiro a um portal de notícias.
A família sabia que a menina era alérgica a leite e seus derivados desde um ano de idade. No entanto a mãe jamais pensou que a pasta de dente teria em sua composição o leite que poderia fazer tanto mal para sua filha e por esse motivo não verificou a embalagem do produto:
“Eu nem olhei a embalagem. Ela estava muito empolgada com a nova pasta de dente. Ao contrário do que muitos estão me falando, eu sinto que falhei com ela”, disse a mãe.
A menina chegou a ser socorrida por uma equipe de paramédicos que a levaram imediatamente para o hospital, mas ela não resistiu e veio a óbito. A alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico que acontece logo depois da pessoa alérgica ingerir o produto. É muito perigoso, pois mesmo em quantidades pequenas que contenham as substâncias na qual a pessoa é alérgica pode causar sintomas que variam de intensidade podendo colocar em risco a vida da pessoa alérgica.
A alergia alimentar na maioria das vezes é confundida com a intolerância alimentar que é uma reação mais comum e menos grave, pois não envolve o sistema imunológico.
O caso dessa menina é um alerta, pois as pessoas que possuem algum tipo de alergia precisam sempre verificar os produtos que irão usar para não acontecer algo terrível como aconteceu com a criança de apenas 11 anos. Os pais principalmente devem ter toda a atenção com seus filhos alérgicos. Fica o alerta, alergia é muito grave.