Muitas mulheres ao terem seu primeiro filho se sentem um pouco perdidas quanto aos cuidados necessários nos primeiros dias de vida, e uma das dúvidas mais frequentes é quando o leite materno é suficiente ou não para manter o bebê bem nutrido, em geral os médicos dizem que não precisam se preocupar com isso, mas algumas vezes esse leite pode ser sim insuficiente e precisar de complementação.
Uma mamãe quis deixar de alerta para outros pai o fato de ter perdido seu bebê por amamentação insuficiente, Jillian Johnson tinha baixa produção de colostro e leite materno mas os médicos e enfermeiros não perceberam, sendo assim o alimento era insuficiente para o bebê que ficou desidratado e entrou em coma vindo a falecer com 15 dias de nascido.
Segundo ela o principal sinal que o filho dava de que estava com fome era ficar o dia todo mamando e se mostrar ainda com fome quando retirado.
“Ele chorava o tempo inteiro, ele só não chorava quando estava no peito. Ele mamava por muitas e muitas horas e nunca parecia estar saciado. Na época eu não fazia ideia que todo aquele choro era porque ele estava faminto”, contou Jillian.
Ela ainda disse:
“Eu não posso deixar de pensar que se meu filho tivesse tomado uma mamadeira com fórmula ele ainda estaria vivo. E caso você note que seu filho está chorando sem parar, mama o tempo TODO e parece nunca estar satisfeito, ele pode estar passando fome. Se você está suspeitando que seu filho está passando fome, converse com o pediatra ou a enfermeira e realmente questione este profissional, peça para ele examinar seu filho, ver se está tudo bem mesmo”.
Segundo o Serviço Nacional de Saúde do governo do Reino Unido alguns sinais são apresentados pela criança quando a amamentação é suficiente:
- O pequeno começa a mamar sugando de forma mais rápida e depois passa a sugar mais devagar e de maneira ritmada, com pausas ocasionais;
- É possível ouvir e ver que o pequeno está engolindo o leite materno;
- As bochechas do seu filho ficam arredondadas e não fundas durante as mamadas;
- O pequeno fica calmo e relaxado durante as mamadas;
- O pequeno para de mamar por conta própria;
- A boca do seu filho fica úmida após as mamadas;
- Seu filho parece estar contente e satisfeito após as mamadas;
- Seus seios ficam mais macios após as mamadas;
- Seus mamilos não mudam muito antes e depois das mamadas, por exemplo, não ficam mais achatados após as mamadas;
- Após as primeiras duas semanas, seu filho ganha peso de forma constante, cerca de 20 a 25 gramas por dia;
- Os pequenos parecem alertas e saudáveis quando estão acordados;
- O pequeno deve molhar pelo menos seis fraldas de xixi por dia.