Em vários lugares é possível observar a presença de um par de tênis pendurado e entrelaçado aos fios de alta tensão que passam pelos postes das ruas. Nas periferias ao redor do país o ato é extremamente comum, garotos se divertem jogando tênis velhos nos fios.
Porém, o que poucos sabem é que a atitude possui um significado extremamente oculto, que vai além do vandalismo. O mistério envolvendo o ‘par de sapatos’, é dono de vários caminhos e muitas dúvidas.
É preciso descobrir a verdadeira razão para que uma pessoa jogue um par de tênis entre os fios e tal necessidade abriu uma enorme porta para inúmeras lendas urbanas, que até os dias atuais deixam pessoas e principalmente moradores onde os calçados ficam pendurados, assustados.
No Brasil tal atitude quase sempre existiu, mas em vários países ao redor do mundo o ato vem se popularizando cada vez mais. Estados Unidos, França, Inglaterra e outros estão na lista. Lá jogar o tênis nas fiações possui um significado bem claro.
O número de gangues cresce de forma incontrolável em países da Europa e até mesmo nos Estados Unidos, então as pessoas no comando de uma determinada região buscam meios de ‘marcar’ o território e acreditam que o tênis amarrado na fiação é a melhor solução.
Os chefes marcam o território a fim de deixar claro que ali já existe alguém que manda e quem ultrapassar a região, precisará obedecer a suas regras. Outro significado consiste em sinalizar para os usuários de drogas que perto daquele local existe uma boca de fumo.
O conhecido ponto de venda de drogas onde os traficantes lucram vendendo drogas para os viciados. Em outros casos, a atitude apenas é feita visando o vandalismo ou para protestar contra alguma coisa.
No Brasil raramente o dono de uma favela precisa marcar seu território, isto porque já é uma pessoa conhecida e respeitada por todos na comunidade. Mesmo diante de tal fato, as periferias brasileiras são recheadas de pares de tênis pendurados nos mais diversos locais.
Outras demonstrações de vandalismo também podem ser encontradas como as pichações em muros ou edifícios públicos.