Foto do abraço entre vítima e bombeiro que viralizou nas redes sociais é de 2011

A fotografia é de um resgate de um homem de uma cisterna em Patos de Minas, de 2011.

A foto de um Bombeiro recebendo um abraço de um agricultor que foi resgatado, bombou nas redes sociais, e tornou-se a foto mais clicada do dia, o colunista de um renomado jornal, selecionou a referida foto para estampar a capa da coluna principal de notícias do dia, mas ao pesquisar, descobriu que a foto na verdade não foi tirada no local, nem na ocasião do vazamento da Vale em Brumadinho.

A imagem do abraço emocionante, é de um homem que foi salvo depois de cair de mais de 17 metros de altura, quando consertava a cisterna de sua casa, na cidade de Patos de Minas, também em Minas Gerais. O fato causou comoção na época, foi um regate difícil e todos torciam pela vida do homem que recusou antedimento médico depois de ter sua vida salva pelo bombeiro da foto.

Ainda não se sabe quem plagiou a foto, editou e publicou nas redes sociais, como se fosse de uma vítima de Brumadinho. A foto original foi publicada no perfil do bombeiro Aislan Henrique, dois dias antes da tragédia da Vale. E na legenda da publicação disse: “Aquele abraço de gratidão que dispensa as palavras, enobrece nosso trabalho e nos faz pessoas melhores. Bombeiro Militar, o amigo certo nas horas incertas!”,  estava escrito no post.

Em entrevista, ele afirmou não fazer ideia de quem cometeu esse grave erro. Abaixo segue a foto original, sem cortes e sem edição, ambos estavam machucados, sujos, emocionados, agradecidos, e o bombeiro aliviado e com o prazer de ter cumprido mais uma vez o seu dever, que é salvar e proteger. (Patos – Minas Gerais 2011)

Aqui a foto editada, cortada e compartilhada por milhares de internautas e por vário famosos e políticos, durante o dia deste sábado, 26 de janeiro.

Não se sabe a intenção de quem o fez, mas se era demonstrar solidariedade ao caso, fotos e imagens reais não faltavam para passar esse sentimento de consternação, solidariedade e apoio.

Abaixo uma foto digna de ser compartilhada, quando neste sábado os guerreiros na luta por sobreviventes enfrentaram as chuvas e a lama ainda mais úmida, e na noite conseguiram resgatar mais três pessoas com vida.