Nesse domingo, 10 de março, o presidente Jair Messias Bolsonaro (PSL) anunciou que será feita uma limpeza geral nos mares. Como símbolo da campanha de combate a poluição marinha, o Ministério do Meio Ambiente usará uma armação de metal em forma de tubarão-baleia. A armação de metal de tubarão mede 15 metros.
Armação de metal em forma de tubarão será preenchida com lixo para conscientizar população, para que as pessoas entendam de uma vez por todas, que devemos proteger e zelar os animais, e que a cada lixo jogado nos mares, são destruídos de pouco a pouco esses lindos animais, e a natureza, pois o mesmo que joga lixo nos mares, também joga nas ruas e avenidas.
Você sabia que as principais causas das enchentes são os lixos jogados na rua?
Embora as enchentes sejam consideradas fenômenos naturais existem interferências humanas que acabam aumentando as chances para que elas aconteçam. É inegável que podemos ajudar no combate às enchentes com costumes simples, mas importantes. Jogar o lixo nos locais corretos, reciclar, respeitar os limites da natureza, verificar as licenças de sua moradia, cobrar as autoridades quanto às obrigações que cabem a elas e porque não compartilhar estes conselhos com todos, afinal os prejuízos de algumas atitudes erradas, afetam toda a população.
O Presidente Jair Messias Bolsonaro postou no Facebook e em seu Twiter: “No Dia Mundial da Água, 22 de março, o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles lançará a primeira etapa da Agenda Ambiental Urbana: Combate ao Lixo no Mar, em Santos e em Ilhabela. Este Tubarão-Baleia, desenhado por Siron Franco é um símbolo de 15 metros que será preenchido com o lixo retirado do mar”.
De acordo com a WWF (Fundo Mundial para a Natureza): “A crise mundial da poluição por plásticos só vai piorar a menos que todos os atores da cadeia de valor dos plásticos se responsabilizem pelo custo real do material para a natureza e para as pessoas”, alerta um relatório do WWF.
Segundo dados do Banco Mundial, o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico no mundo, com 11,3 milhões de toneladas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia.
De acordo com o estudo:
“O plástico não é inerentemente nocivo. É uma invenção criada pelo homem que gerou benefícios significativos para a sociedade. Infelizmente, a maneira com a qual indústrias e governos lidaram com o plástico e a maneira com a qual a sociedade o converteu em uma conveniência descartável de uso único transformou esta inovação em um desastre ambiental mundial.
Aproximadamente metade de todos os produtos plásticos que poluem o mundo hoje foram criados após 2000. Este problema tem apenas algumas décadas e, ainda assim, 75% de todo o plástico já produzido já foi descartado.”
Pois é galera, nada de jogar lixo pelas ruas e mares, afinal, lixo é no lixo!