Alerta aos pais para diagnóstico tardio: garotinha chegou a ter olho retirado, mas o câncer acabou vencendo

A história é de partir o coração, mas serve de alerta para os pais com filhos pequenos e os riscos de câncer nos olhos. Foi o que aconteceu com a pequena Heloise da Silva, de 2 anos. Ela morreu na manhã desta quinta-feira (14), em São Paulo, depois de mais de 1 ano em tratamento contra um câncer que teve início no olho e avançou para a cabeça.

A linda menina teve o primeiro diagnóstico no final de 2017 e a equipe médica foi obrigada a retirar o olho em uma cirurgia para a retirada de um tumor maligno.

Depois que fez esse procedimento cirúrgico, Heloise foi submetida ao tratamento de quimioterapia e chegou a ter a confirmação pelos médicos que estaria curada do câncer no olho, sendo motivo de muita alegria para a família.

Em julho do ano passado, a família voltou para a cidade de Mâncio Lima, no Acre. Depois de três meses retornou para novas avaliações pela equipe na capital paulista que, infelizmente confirmou que a doença tinha surgido na cabeça, deixando a família e amigos apreensivos.

De acordo com o pai da criança, Erisson Domingues, de 31 anos, os médicos fizeram uma nova cirurgia e conseguiram retirar o tumor na cabeça.

A pequena Heloise novamente passou por sessões de quimioterapia e, segundo a família, a garotinha ainda deu sinais de recuperação, mas os médicos disseram que ela precisaria de um transplante de medula óssea para salvá-la.

“Tava tudo bem já. Foram feitos novos exames e os médicos disseram que ela estava se recuperando, mas precisaria fazer o transplante e a gente estava só aguardando por esse procedimento. Mas, na semana passada ela deu uma recaída. Acordou com muita dor e nós levamos ela para o hospital e ela teve uma convulsão e foi para a UTI”, conta o pai.

O pai revelou que a menina ainda saiu da UTI, mas novos exames identificaram vários tumores na cabeça da criança. “Como ela tava muito debilitada, ela teve uma parada cardíaca e ela voltou para a UTI. Ainda fizeram todos os procedimentos, mas ela não resistiu”, lamenta o pai.

A família informou que o corpo de Heloise deve chegar em Mâncio Lima na noite desta sexta-feira (15). O sepultamento está marcado para este sábado (16). Segundo o pai, apesar da luta para a recuperação da criança, a família está tranquila.

“A família fica abalada, mas estamos tranquilos, porque os médicos disseram que foram usados todos os métodos da medicina para tentar salvar a vida dela, mas não teve possibilidade”, disse Domingues.

O CÂNCER NO OLHO

Muitos pacientes com melanoma ocular não apresentam sintomas, a menos que a doença se desenvolva em determinadas partes do olho ou se torne mais avançada. Os sinais e sintomas do melanoma ocular podem incluir:

  • Problemas de visão.
  • Manchas (Pontos ou flashes de luz) no campo de visão.
  • Perda de parte do campo visual.
  • Crescimento de um ponto escuro na íris.
  • Alteração no tamanho ou forma da pupila.
  • Alteração na posição do globo ocular dentro de sua órbita.
  • Abaulamento dos olhos.
  • Alteração na forma como o olho se move dentro da órbita.

A dor é rara, exceto em casos de crescimento do lado de fora do olho. Em tais casos, o abaulamento ou uma alteração na posição do olho pode também ser observado.

Outras condições menos graves também podem causar muitos destes sintomas. Por exemplo, manchas podem ocorrer como uma parte normal do processo de envelhecimento. Ainda assim, se você tiver algum destes sintomas, é importante consultar um médico imediatamente para que a causa possa ser encontrada e tratada, se necessário.