O novo presidente divide opiniões, e isso faz com que toda a população fique de olho em seus feitos para que possam elogiar e criticar as ações feitas pelo governo, nos primeiros 100 dias de mandado o novo presidente Jair Messias Bolsonaro já conseguiu cumprir 1/5 de suas promessas feitas em campanha eleitoral.
De suas 58 promessas de campanha o presidente conseguiu já efetuar 12 de acordo com o portal G1, algumas outras também foram parcialmente atendidas ou estão já em andamento, e 40 ainda não foram cumpridas, apenas duas promessas não foram avaliadas.
Essa é a primeira vez que um presidente eleito divide tantas opiniões e chama tanta atenção da mídia, suas promessas de campanha serão avaliadas durante os quatro anos de governo.
Ainda segundo o portal G1, a ex-presidente Dilma Rousseff que foi a primeira avaliada por eles cumpriu em 100 dias 5 de 55 promessas e Temer 3 de 20, ou seja, Bolsonaro já sai em disparada na frente, mesmo para quem é contra o governo, contra números não há argumentos.
O G1 nessa pesquisa levou em conta todas as promessas de campanha feitas diretamente, ou seja, algo que não é genérico foi dito que seria feito especificamente, com todos os presidentes o critério foi o mesmo adotado, as promessas foram feitas em discurso e planos de governo antes das eleições e entre as eleições e posse.
Promessas cumpridas por Bolsonaro:
- De 12 promessas 4 foram Promessas cumpridas, “Não aumentar impostos” e “Não recriar a CPMF”.
- “Reduzir alíquotas de importação e barreiras não tarifárias”, a redução foi feita além de abrir livre comércio de automóveis e veículos entre Brasil e México.
- “Fazer com que os preços praticados pela Petrobras sigam os mercados internacionais”, também foi cumprida.
- Promessas administrativas como acabar com ministérios, criação de superministério por exemplo.
- Diminuição de servidores comissionados, foram extintos 159 cargos, 4.941 funções e 1.487 gratificações.
Promessas econômicas que são grande porcentagem da campanha de Bolsonaro ainda estão sendo discutidas, a posse de arma também não entrou como promessa cumprida apesar de em janeiro ele ter assinado decreto que facilitou o processo, mas não mexeu ainda na reformulação do “Estatuto do Desarmamento”.
No portal G1 você consegue ver toda metodologia da pesquisa e como foi elaborada para tirar todas as suas dúvidas.