Um tubarão foi flagrado no mar de Bertioga, no litoral de São Paulo, e deixou banhistas e moradores preocupados, muitos turistas frequentam a praia onde o animal foi flagrado. De acordo com informações da Prefeitura, que foram divulgadas nesta quarta-feira (3), o vídeo é verdadeiro e o animal acabou se aproximando para se alimentar de cardumes que se concentravam na região.
As imagens gravadas foram obtidas pelo site G1 e mostram a barbatana do tubarão nas proximidades do Cantão do Indaiá. A prefeitura da cidade informou que não foi possível caracterizar a espécie do tubarão mas, na região já surgiram algumas ocorrências de tubarões da espécie tigre e também do tubarão martelo. Não há nenhuma ocorrência de ataques de tubarão aos banhistas da cidade, mas todo cuidado é pouco.
Também no início de 2019, um tubarão foi visto, no litoral de São Paulo, o animal nadava em meio a manchas de um vazamento químico que veio de um navio. De acordo com informações das testemunhas, o tubarão tinha aproximadamente 3 metros de comprimento e, os especialistas informaram que a presença de um tubarão não é comum nas proximidades das praias paulistas.
O animal nadava tranquilo perto da praia e logo chamou atenção das pessoas que estavam no local. Dois vídeos foram gravados por banhistas mostrando o tubarão de ângulos diferentes. A prefeitura informou que não é incomum o aparecimento de animais desse tipo no local, mas que pelas imagens não é possível afirmar de qual espécie era o suposto tubarão.
Diversas outras praias do país também já registraram tubarões nas proximidades:
O IMA vai monitorar um trecho de praia urbana de Maceió em que banhistas viram e filmaram ao menos dois tubarões, na noite dessa quarta-feira (2), na orla de Jatiúca, uma das mais movimentadas da capital alagoana.
Os animais foram vistos nadando na parte rasa da praia e chamaram a atenção de quem passava pelo local. A orla do bairro tem intensa movimentação de turistas por conta dos hotéis lotados em janeiro. A orientação é evitar o banho à noite no local pelo menos até que se tenha mais informações. Alerta para a população.