Sabemos que não podemos deixar qualquer pessoa pegar os bebês assim que nascem, principalmente beijá-los além da higiene das mãos que é muito importante a todo momento. Já que os bebês nascem com o sistema imunológico ainda muito fraco um vírus pode ser transferido facilmente para a criança e a sua vida pode ser posta em risco devido a esses pequenos descuidos.
Sophie Lebner, passou por isso, mas o culpado não foi um visitante, e sim o próprio pai da criança, o bebê tinha dois meses de vida quando foi beijado pelo pai que tinha herpes. Sophie resolveu relatar o ocorrido para que outros pais tenham cuidado:
“Você sabia que a herpes labial pode ser muito perigosa para crianças com menos de seis meses? Bom, nós não sabíamos e nosso menino de apenas oito semanas sofreu as consequências disso. As coisas mudaram rapidamente. No domingo eu notei que meu filho está com os olhos lacrimejando. Na segunda-feira eles já havia uma crosta vermelha ao redor dele e eu achei que era conjuntivite. O farmacêutico me orientou a passar solução salina e foi o que eu fiz. Na terça-feira começaram a aparecer bolinhas ao redor dos olhos e então eu percebi que definitivamente não era conjuntivite. Liguei para o pediatra e só consegui uma consulta para o dia seguinte. Mas meu filho foi piorando e estava chorando muito, nada mais o consolava.
Então, eu o levei para a emergência de um hospital. Quando finalmente vimos o médico, ele disse que nosso filho Lottie estava bem e que era apenas uma alergia que desapareceria em alguns dias. Ele nos liberou para ir para casa.
Mas eu questionei o médico e pedi para ver um pediatra. Ele então mandou fotos dos olhos de Lottie para o pediatra. Na hora, o pediatra perguntou se ele havia tido contato com alguém que tinha tido herpes labial e o meu marido estava com herpes labial na semana anterior. Ele então nos explicou que a herpes labial era muito perigosa para os menores de seis meses.
Para os menores de seis meses a herpes pode afetar até mesmo o cérebro, a audição e, em último caso, levar a morte.
Nosso Lottie recebeu antibióticos na hora e ficou internado. Nos disseram que nas próximas 24 a 48 horas iria piorar.
O pediatra ainda nos disse que se tivéssemos esperado até a consulta do dia seguinte ou se não tivéssemos pedido para que o médico chamasse um pediatra, nosso Lottie provavelmente não iria resistir. Nós tivemos muita sorte.
Após 14 dias tomando antibióticos na veia e mais seis meses tomando antibiótico via oral nosso Lottie está bem e saudável. Quando contamos o que aconteceu para nossos amigos o que aconteceu com Lottie a grande maioria fica surpreso porque não sabia o quão perigoso a herpes pode ser. Por isso decidimos contar nossa história, para que todos saibam o quão perigosa a herpes pode ser”.