Há alguns dias o presidente Jair Bolsonaro foi alvo de piadas ao dizer que a má higiene íntima poderia levar a amputação do órgão íntimo masculino, muitos memes foram feitos e a oposição achou que essa fala foi ótima para fazer piadas e desestabilizar o presidente que foi dado como bobo ou como alguém que estava falando besteira, mas será que realmente o que ele disse não condiz com a verdade?
A falta de higiene masculina é sim algo que atinge muitos homens, ainda nos dias de hoje de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, existem muitos casos de pessoas que não fazem sua limpeza de forma correta e acabam tendo complicações sérias. A não lavagem pode ajudar a desenvolver câncer e levar a uma amputação. Mas o urologista lembra também que esse não é o único motivo de se ter a doença.
A falta de circuncisão pode atrapalhar muito a higiene adequada o que também faz com que existam proliferações celular que podem se tornar uma doença muito séria. Segundo o médico assim que a criança completa 3 anos é essencial que passe por um médico que examine a necessidade ou não da cirurgia para que futuramente não venha a ter problemas.
A falta do preservativo e a infecção por DST também ajudam a desenvolver o câncer por isso a insistência para que o uso do preservativo seja maior do que é hoje já que muitas pessoas ignoram a utilização.
Ainda segundo o urologista a má higiene da área íntima masculina acontece por má informação, muitos homens não sabem como fazer e o médico ensina que deve ser feita todos os dias sem exceção utilizando água e sabão, segundo ele o órgão tem glândulas que produz o esmegma, uma secreção branca que são nada mais nada menos que células mortas que precisam ser retiradas ou podem provocar o câncer.
Quando esse tipo de problema acontece uma das únicas formas de resolvê-lo é com a amputação, isso pode acarretar má circulação levando o homem a possibilidade de amputação das pernas também, então vamos tomar cuidado e passar essas informações para parentes e amigos.