Todos nós sabemos que os times brasileiros em grande parte tem dividas com prefeituras e estados fora dividas de contratações milionárias que alguns acumulam.
O Corinthians passou por uma cobrança judicial e precisa agora pagar para a prefeitura de São Paulo um valor referente a 28 anos de aluguel, o valor ainda não foi determinado e está sendo calculado para que possa ser cobrado do time, sendo esse aluguel do terreno do Parque São Jorge, onde fica a sede social do clube.
Segundo o time ainda vão recorrer da decisão, pois cabe recurso, o juiz Josué Vilela Pimentel da 8° Vara de Fazenda Pública foi quem deu a decisão. Em 1991 a prefeita Luiza Erundina havia dado ao time acesso a área por tempo indeterminado sem precisar pagar nada para utilizar, esse juiz anulou o decreto e cobrou todo o atraso.
O processo já está em curso desde 2001 onde o Corinthians é tido como invasor das áreas municipais, o time alega que na época em que foi cedido o terreno o clube havia passado por um alagamento e essa área que usam hoje foi salva por eles já que ao utilizá-la, impediram que virasse favela.
“Com muito custo, financeiro e laborioso, o clube transformou um pantanal em solo bom, nele edificando e, assim, evitando favelamento e deterioração”. Alega o Corinthians.
Segundo a promotoria, “a utilização gratuita dos imóveis gera enriquecimento ilícito ao permissionário, que não suporta qualquer encargo e não remunera o poder público pelo uso do imóvel.”
Em nota oficial o clube disse que: “aguarda a publicação da decisão no Diário Oficial […] para analisar os recursos judiciais cabíveis, os quais serão oportunamente interpostos a fim de se obter a suspensão dos efeitos da sentença até que o mérito seja analisado novamente pela instância superior.”
Agora teremos que aguardar a decisão definitiva já que o time pode ainda recorrer a decisão, e para sabermos também qual valor será cobrado pela prefeitura de São Paulo por tantos anos utilizando o terreno público.
Qual a sua opinião? O clube está certo ou errado? Você acha que a prefeitura deve cobrar tanto tempo de aluguel já que foi um trato feito com prefeito anterior?