Depressão mata! Observando estes 6 sinais você pode ajudar a salvar a vida de alguém

Com o fim trágico da adolescente de 17 anos, ex-assistente de palco do programa do Raul Gil, Yasmin Gabrielle, pessoas de todos os lugares do mundo passam a ter um olhar mais atento quando o assunto é direcionado à depressão, pensando nisso trouxemos dicas importantes que podem ajudar até salvar vidas.

Muitas vezes os jovens e adolescentes escondem o que sentem e com a lentidão de amigos e familiares para desconfiarem que algo não está indo bem, acabam dando fim em suas próprias vidas.

De acordo com especialistas do Programa de Transtornos Afetivos na Infância e na Adolescência do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), Lee Fu; Psiquiatra Arthur Danila, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP; psicóloga Érica da Costa Garcia, existem 6 dicas que podem indicar uma depressão severa.

1) Queda no rendimento escolar

Segundo Lee Fu, os casos de depressão levam a criança, o jovem ou adolescente a ter mudanças no boletim da escola, isso porque um dos sintomas da doença é a alteração da forma e da velocidade do raciocínio, pode ocorrer ainda evasão escolar devido a problemas, como insegurança, ansiedade e  fobia.

2) Mudança comportamental

Nem toda tristeza, melancolia e introspecção é sinal de depressão, porém se a pessoa muda de repente seu comportamento irritação, mau humor em excesso ou até aumento de sono e do apetite podem indicar um quadro depressivo.

3) Alterações no funcionamento do corpo

A baixa autoestima por conta da perda ou aumento de peso por exemplo também podem ser sinais da doença.

4) Pensamentos de morte

De acordo com o psiquiatra Arthur Danila, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas, em casos mais graves, os adolescentes deprimidos podem falar ou pensar sobre a morte. “A falta de esperança que é muito encontrada em pessoas deprimidas é um dos fatores psicológicos mais correlacionados com a ideação suicida”, afirma o doutor em psiquiatria.

5) Ausência de projetos para o futuro

A falta de comprometimento com o futuro, apatia, sentimento de medo e insegurança dos adolescentes foram problemas que apareceram durante o trabalho de orientação vocacional feito pela psicóloga Érica da Costa Garcia, do Espírito Santo.

6) Prazer somente no mundo virtual​​​​​​​​​​​​​​

A internet tem mantido os jovem sempre ligados às redes sociais, mas se os jovens passam a maior parte do seu dia no âmbito virtual, ai pode ser um grande problema, visto que esta está sendo sua única fonte de prazer. “Quando o jovem fica hiperconectado com o mundo virtual, e desconectado do mundo real, acaba ficando sem experiência de vida, fica menos comprometido, um jovem frágil emocionalmente. É um padrão para se ter um olhar mais cuidadoso”, explica a psicóloga Érica da Costa Garcia

” Temos jovens de 15 anos que estão comprometidos com o futuro, e outros de 20 que não estão. O que vimos é que, quando começávamos a tratar orientação profissional, apareciam outras questões mais profundas e mais sérias. E se isso não for tratado, a pessoa não consegue dar vazão a uma escolha profissional assertiva, que reflita sua identidade”.