Você tem o hábito de roer suas unhas?
Se sua resposta foi sim, para esta pergunta, saiba que você não é a única pessoa que tem este costume. De acordo com alguns estudos, cerca 30% da população mundial têm o hábito de ficar roendo as unhas. Isso quer dizer que mais ou menos cerca de 2,2 bilhões de pessoas tem este costume, você não está sozinho nessa.
Algumas pessoas acreditam que roer unhas, vem de um quadro de nervoso e ansiedade. No entanto, de acordo com conhecimentos de um estudo atual, este e outros tipos de comportamentos diferentes do nosso corpo, podem querer revelar algum sinal.
O estudo, revelado pelo Journal of Behavioral Therapy and Experimental Psychiatry, diz que roer as unhas pode ser um código de perfeccionismo.
“Acreditamos que os indivíduos com esses comportamentos repetitivos podem ser perfeccionistas, o que significa que eles são incapazes de relaxar e desempenhar suas tarefas e um ritmo normal. Portanto, eles são propensos à frustração, impaciência e insatisfação quando não conseguem alcançar seus objetivos”, diz o Dr. Kieron O’Connor, autor do estudo.
As pessoas que tem o hábito de roerem suas unhas foram apontadas como, (Perfeccionistas Organizacionais), este é um tipo de originalidade, marcado pela tendência de praticar planos planejados e também de se sobrecarregar muito no trabalho, e muitas das vezes, acabam se frustrando pela ausência de atividades. Roer as unhas e outros tipos de procedimentos repetitivos similares são somente um jeito de possibilitar essa energia suprimida.
A pesquisa estudada consistiu em 48 pessoas que tem o costume repetitivo, de roer as próprias unhas, e elas tiveram que responder um questionário com uma série de perguntas, onde apontou seu tipo de conduta organizacional e regulação emocional.
Roer as unhas pode até parecer algo inofensivo, porém, o fato é que isso pode ocasionar certos danos e infecções ao longo do tempo, como dentes desfigurados e enfraquecimento das unhas.
E você que rói unhas, você se acha um perfeccionista? Listamos logo abaixo alguns sinais, que podem te ajudar a descobrir se você é:
Procura ser muito penoso consigo mesmo.
Você reflete em termos de (tudo ou nada), você observa as coisas como estivesse no branco ou no preto.
Quando não alcança um objetivo, se sente muito frustrado.
Talvez você possa até planejar algo, mais muitas das vezes acaba demorando muito pra conseguir.