O olho de um homem indiano foi arrancado para fora depois que ele foi atingido no rosto por um chifre de vaca, revelaram os médicos.
O anônimo de 24 anos foi direto ao hospital após o acidente bizarro, que o deixou incapaz de ver e sangrando olho esquerdo.
Os médicos tentaram colocar o olho de volta em sua órbita, depois que a lesão maciça deixou-o saindo de sua posição habitual.
*Foto ao final da matéria
Cirurgiões em Nova Delhi revelaram que foram capazes de “reposicionar gradualmente” o olho de volta à cavidade orbital.
Eles não revelaram se ele permanentemente perdeu a visão em seus olhos, mas o paciente disse aos médicos: “Eu perdi meu olho no acidente”.
O terrível conto foi publicado no Relatório de Casos do British Medical Journal, onde os médicos costumam publicar acidentes e lesões bizarros.
Os médicos não ofereceram detalhes sobre como o homem foi atingido pelo chifre da vaca, no entanto, as vacas são conhecidas por atacar quando se sentem ameaçadas.
Os médicos liberaram uma série de fotos revirando, mostrando como seu olho ficou da lesão e após a cirurgia de reconstrução.
Ele foi direto para o Instituto de Ciências Médicas da Índia, depois de sua lesão, o que também o deixou em considerável sofrimento.
Os médicos que examinaram o paciente disseram que seu globo esquerdo – o globo ocular – estava saindo da órbita – o soquete.
Ambas as pálpebras superiores e inferiores estavam inchadas e havia um corte profundo no canto do olho – onde as pálpebras superiores e inferiores se encontram.
Cortes também foram encontrados na membrana que cobre a parte frontal do olho – a conjuntiva – e a bainha ao redor do globo ocular – a cápsula da espiga.
Assim como os cortes e o inchaço, parte de seu nervo óptico – que conecta o olho ao cérebro – foi arrancada por causa do acidente.
Embora os cirurgiões não confirmem, é provável que este seja o culpado por ele ser incapaz de ver qualquer coisa fora de seu olho ferido.
Uma equipe de médicos liderada por Deepsekhar Das reparou com sucesso o dano que sofreu e colocou seu globo de volta no lugar.
Apesar do procedimento ser um sucesso, a pupila esquerda do homem foi deixada permanentemente apontando em uma direção diferente e é ligeiramente mais alta do que deveria ser.
Escrevendo na revista, os médicos disseram: ‘Para que ocorra luxação traumática do globo, é necessário um impacto significativo, com alta velocidade de cabeça e órbita.
A causa do trauma pode ser acidente de trânsito, fórceps em trabalho de parto obstruído ou esportes.
Os médicos, que incluíam Ranjitha Gowdar Kuberappa, Suman Kumari Meena e Rachna Meel, acrescentaram: “No nosso caso, o trauma foi causado pelo chifre de vaca”.