Depois de décadas de silêncio, freiras decidiram falar sobre os abusos que sofreram em um local que deveria ser considerado seguro. Desde que foi atacada por um padre italiano em um confessionário enquanto confessava os seus pecados, uma freira disse que não se sente mais a vontade e resolveu falar, isso aconteceu há 20 anos, mas deixou marcar profundas em sua alma.
Quando isso aconteceu, a freira contou tudo o que aconteceu apenas para o seu superior e seu diretor espiritual e eles a impediram de contar para outras pessoas, ele foi silenciada pela cultura de segredos da Igreja Católica, eles a fizeram lembrar-se dos votos feitos por ela, votos de obediência e por causa desses votos de obediência e dos sentimentos de medo, repulsa e vergonha, ela não contou a mais ninguém, a freira disse que aquele padre abriu dentro dela uma grande ferida e ela teve que fingir que aquilo não havia acontecido.
Depois de décadas de silêncio, a freira é uma de muitas outras que resolveram abrir a boca e quebrar o silêncio sobre uma questão que a Igreja Católica fingiu não ver acontecer, o abuso sexual de freiras por padres e bispos.
Através de uma investigação da AP foram descobertos muitos casos de abusos de freiras por padres em todo o mundo, e a maioria dos casos vem da tradição de que as mulheres são vistas como pessoa de segunda categoria e que elas tem que estar subordinadas aos homens que as chefiam, tendo que se sujeitar ao que eles querem por causa da sua autoridade. Algumas freiras deram as caras e resolveram expor os abusos.
Diante dos escândalos que vem envolvendo crianças e padres, a questão das freiras ganhou destaque, recentemente cardeais norte-americanos foram acusados de abusar e assediar seminaristas. Não se sabe ainda a extensão dos abusos, pois as vítimas ainda estão relutantes em denunciar por medo de que ninguém acredite nelas. Líderes da igreja católica muitas vezes insistem em não acreditar que alguns de seus bispos e sacerdotes simplesmente ignoram seus votos de celibato, sabendo que seus segredos não serão revelados.
Na semana passada um grupo de freiras de uma pequena congregação religiosa do Chile vieram a público pela televisão do país contar as suas histórias de abusos, e contaram que os superiores não fizeram nada para impedir, na Índia uma freira registrou um B.O. de estupro contra um padre, algo que alguns anos atrás ninguém imaginava que poderia acontecer.