Durante o Campeonato Universitário de Ginástica Artística (NCAA), em Baton Rouge, Estados Unidos, Samantha Cerio quebrou as duas pernas. A lesão foi ocasionada após a atleta fazer uma acrobacia durante a sua performance solo, na última sexta-feira (6). Logo após o ocorrido, Samantha foi socorrida pelas companheiras de competição e pelos juízes presentes no local.
A lesão sofrida por Samantha Cerio foi considerada tão grave que a jovem atleta, de apenas 22 anos, será forçada a se aposentar. Através de sua conta do Instagram, a ginasta contou a decisão a seus fãs. Samantha relatou que a noite do dia 6 de abril foi a sua última atuação como atleta.
Ela, que apesar da pouca idade já possuía 18 anos de carreira, está se aposentando. Samantha relatou que está “pendurando os maiôs” e encerrando esse capítulo da sua vida. Porém, ela não olha para isso com dor, mas antes com gratidão, uma vez que a ginástica, segundo Samantha, a fez ser uma pessoa da qual ela tem orgulho.
Ainda durante o relato, Samantha ressaltou que o esporte foi responsável por ensiná-la o que significa o trabalho duro. Além disso, ela também aprendeu com a prática da esportiva a possuir características como humildade, educação e integridade. Samantha Cerio também citou que as competições esportivas a desafiaram e a ensinaram a conviver com desafios que chegaram até mesmo a testar a noção que a atleta possuía de si mesma enquanto ser humano.
Ao fim do relato no Instagram, Samantha ainda destacou que a sua carreira pode não ter sido encerrada da maneira como ela esperava que fosse, mas que a vida é inesperada. A atleta também aproveitou a ocasião para agradecer às pessoas que lhe deram a oportunidade de praticar a ginástica.
Entre os agradecimentos, destacam-se a Auburn e a Marinha, que a atleta representou durante os últimos quatro anos de sua carreira.
Conheça outros casos de atletas que tiveram a sua carreira encerrada precocemente por acidentes
Laís Souza, atleta brasileira, teve a sua carreira de sucesso encerrada precocemente devido a um acidente enquanto se preparava para participar dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. Na ocasião, Laís competiria no esporte esqui aéreo, ao lado de sua amiga Josi Santos.
O acidente ocorreu quando a atleta esquiava em Salt Lake City, local no qual se encontrava para finalizar as preparações para os Jogos Olímpicos. Na ocasião, a atleta se chocou contra uma árvore e foi socorrida prontamente por Josi Santos e por seu técnico, Ryan Snow.
Então, Laís foi encaminhada ao hospital, local onde descobriu a gravidade do seu caso. A atleta sofreu uma lesão na C3, a terceira vértebra da coluna cervical, e acabou perdendo todos os movimentos do corpo do pescoço para baixo.