Praticamente a maior parte das pessoas já se depararam com um hematoma ou vários hematomas que se espalharam pelo corpo de forma repentina. Muitas vezes esses roxos na pele surgem após um procedimento cirúrgico ou decorrente de pancadas, como bater a perna em um móvel ou algo do tipo.
Os hematomas acontecem quando o sangue que circula nas veias e artérias deixam o interior dos vasos sanguíneos por causa de algum trauma. A questão é que dependendo da gravidade do hematoma, o funcionamento do organismo pode ser afetado. No entanto, caso as manchas roxas aparecem sem nenhum motivo aparente é importante ficar atento, pois pode ser indício de algum problema mais sério.
Hematomas que aparecem de maneira espontânea, sem nenhum trauma na região, precisam ser investigados, sendo necessário buscar a ajuda de um profissional. Pode ser que plaquetas ou outros fatores de coagulação sanguínea estejam alterados.
Conforme a especialista, Doutora Aline Lamaita, para saber se um hematoma representa risco, é de grande importância investigar o histórico do paciente. Algumas pessoas acabam sendo mais propensas a formarem manchas roxas na pele. Quem faz uso de aspirina também apresenta maior chance de formar essas marcas arroxeadas.
Além de todas as causas que já foram citadas anteriormente, marcas roxas que aparecem de maneira espontânea podem indicar sérias doenças. Entres elas, podemos citas a leucemia aguda (tipo de câncer que causa anormalidade nas células do sangue), aplasia de medula (que é a produção menor das células sanguíneas) e outras doenças infecciosas, incluindo a dengue e febre amarela.
Algumas dessas doenças são muito graves como a leucemia, que precisa ter o tratamento iniciado imediatamente. Por esse motivo, caso perceba o aparecimento de hematomas sem trauma aparente procure a ajuda de um médico. “Algumas causas adquiridas de manifestações hemorrágicas, como as leucemias agudas, são muito graves e devem ser diagnosticadas o quanto antes, para início imediato do tratamento”, explica a Dr. Marília Sande Renni, hematologista Instituto Estadual de Hematologia do Rio de Janeiro.
Os internautas comentaram várias experiências após aparecerem esses sinais, como este por exemplo: “Quando tive um quadro de profunda depressão, meu corpo inteiro, menos rosto e braços apresentaram enormes manchas roxas que duraram meses. Fiz exames indicados e não deu nada. O médico chegou à conclusão de que eram consequência da depressão profunda“.