LULA LIVRE: Recurso de Lula será julgado hoje; O ex-presidente poderá ser solto ou ter prisão domiciliar decretada

O ex-presidente recorre mais uma vez a condenação e pode ter o pedido aceito hoje.

Hoje será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça um recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que está tentando provar ser inocente no caso do triplex em Guarujá. Um apartamento muito bem decorado e reformado que segundo Lula nao sabia que sua falecida esposa Marisa estava reformando, obviamente a desculpa não foi aceita e ele foi condenado. O julgamento só foi anunciado na noite de segunda-feira (22), entenda como vai funcionar.

Lula foi apreendido e sua sentença foi de 9 anos e 6 meses de prisão nesse caso em questão, ano passado teve sua condenação analisada e aumento de pena para 12 anos e um mês de prisão, segundo os responsáveis, foi entendido que o ex-presidente ganhou o apartamento como propina, em troca de contratos milionários.

O político está preso pois já foi julgado em segundo instância, segundo sua defesa não existem provas contra ele, alegam sua inocência. Os advogados pediram anulação, em contrapartida alegam que em outro processo o acusado foi condenado pelos mesmos crimes então deve-se haver diminuição da pena.

Segundo o portal G1 o tribunal pode optar por três decisões que são elas:

  • “rejeitar o recurso e manter a pena como foi fixada pelo TRF-4;”
  • “atender completamente o pedido de Lula e anular a condenação, determinando a soltura do ex-presidente;”
  • “aceitar parcialmente o recurso e reduzir a pena do ex-presidente (a depender do tamanho da pena, ele poderá ter progressão de regime ou receber prisão domiciliar).”

Um recurso de Lula já foi negado pelo STJ no fim de 2018, quatro ministros vão receber o recurso são eles:

  • Felix Fischer (relator da Lava Jato);
  • Reynaldo Soares (presidente da Quinta Turma);
  • Jorge Mussi;
  • Marcelo Navarro Ribeiro Dantas.

Caso haja empate um novo ministro é chamado, desde que tenha o mesmo tempo de trabalho no ramo assim como os outros, provavelmente será o Antonio Saldanha.

Mas mesmo preso muitas pessoas são fãs do ex-presidente, fazem manifestações e se intitulam “a resistência” além de terem feito até mesmo campanha política para ele sabendo que estava preso. Muitos dizem que votariam nele novamente, mesmo sabendo de todos os roubos, caixa2, propina, corrupção, e acusações pelas quais ele já foi condenado.