Luto na música sertaneja: Famosos se despedem e lamentam a morte do cantor Léu

A música sertaneja está de luto e se despede de uma lenda, pelo falecimento do cantor sertanejo raiz de sucesso nos anos 70. A dupla de sertanejos com o qual ele se integrava, marcou gerações com músicas como O Ipê e o Prisioneiro – Ipê Florido e Dona saudade.

Léu, faleceu na última quinta-feira, 16, em São Paulo, aos 82 anos, completados no dia 4 de abril. Léu fazia dupla sertaneja raiz com o cantor Liu, que faleceu em 2012 aos 53 anos. Após a morte de seu companheiro na música, Léu seguiu sua carreira, na companhia de seu irmão Lourenço.

O corpo de Léu foi velado na noite de quinta-feira e perdurou até a manhã desta sexta-feira, no Cemitério Chora Menino, em Santana. A cerimônia de cremação será realizada no cemitério da Vila Alpina, Zona Leste de São Paulo.

Biografia

A dupla Liu e Léu, como eram conhecidos, levavam os nomes de Lincoln Paulino da Costa e Walter Paulino da Costa, ambos nascidos em Itajobi, no interior de São Paulo. A música estava marcada no sangue da família, eles eram irmãos da dupla Zico & Zéca e primos de Vieira e Vierinha.

A primeira apresentação da dupla na TV, aconteceu na Bandeirantes, em um programa de auditório. A dupla usou instrumentos emprestados e fizeram um show. Viajaram por vários estados brasileiros se apresentando em circos. A dupla que seguiu na estrada musical por mais de 50 anos, gravou 32 discos, sendo um deles o CD ‘Jeitão de Caboclo’ que foi indicado em 2003 para o Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Música Regional.

Nas redes sociais, celebridades como Milionário e José Rico lamentaram a perda deste ícone do sertanejo raiz, Léu. Adriana Farias, apresentadora do ‘Viola, Minha Viola’ também prestou sua última homenagem neste momento de despedida.

“Saudade…

Va em paz grande talento da nossa música caipira é pessoa admirável que deixou seu legado para ser lembrado com orgulho aqui na terra, Léu. Da saudosa dupla Liu e Léu”, escreveu Adriana.

“Recebemos com muita tristeza a notícia do falecimento do Léu, da dupla Liu e Léu. Mais um grande expoente da nossa música sertaneja que se vai, foi um grande companheiro de estrada de Milionário e José Rico. Aos poucos nossa cultura vai ficando mais pobre, descanse em paz”, lamentou a dupla.