As mães ao passarem por uma gravidez e o momento do parto estão com os hormônios todos a flor da pele, tem reações e emoções diferentes quando veem a criança que acabou de nascer, levam aquele momento incrível para toda a vida.
Quando sentem o bebê no colo pela primeira vez, as suas mãozinhas, pezinhos e seu cheirinho é um momento único para essas mulheres, uma fotógrafa brasileira Ludy Siqueira, sempre está presente em partos principalmente quando é domiciliar e consegue capturar os melhores momentos.
Em um de seus trabalhos a fotógrafa conseguiu capturar um momento incomum onde a mãe por instinto lambeu a criança assim que nasceu, para o ser humano isso não é nada comum de acontecer, ao contrário de outros mamíferos que limpam seu bebê e descobrem se estão saudáveis, assim criando a ligação com as crias.
Ludy conseguiu o prêmio FineArt Association voltado para fotos de casamento, gravidez e família, e causou muita polêmica também. Algumas pessoas acharam incrível o gesto e a forma como a mãe lidou com o nascimento do filho, outras acharam muito grotesco e compararam a mulher a um animal.
Mas um médico deixou sua opinião:
“Eu já vi essa cena após o parto várias vezes. Muitas das mulheres que se conectam ao extremo com seu parto e vão para o lado instintivo e animal, têm vontade de lamber, de beijar, de sentir o cheiro do vérnix… Faz parte do corpo delas também; o bebê é uma extensão do corpo delas”, defende Braulio Zorzella obstetra.
“Que coisa grotesca, a mulher está parecendo um animal selvagem, não gostei achei que foi de muito mal gosto a foto não devia ter sido divulgada. Esse é um momento de alegria e felicidade e não é o que retrata”. Disse uma leitora.
“Esse momento é todo da mãe e do bebe, ela deve se sentir bem, se ela se sente bem é o que importa”. Disse um simpatizante.
Sentir o cheirinho do bebê assim que nasce é algo muito incrível, e peculiar, mas lamber a criança é algo que não estamos muito acostumados a ver então traz certa estranheza.