Uma mãe classificou uma companhia aérea como uma “desgraça” depois de alegar que a equipe do aeroporto impediu seu filho autista de 15 anos de pegar um voo e tentou cobrar uma taxa de 25 libras por um boneco de conforto.
Helen Estella, de Doncaster, alega que seu filho, Leo, sofreu um “colapso” devido à forma como foi tratado, e até a equipe do aeroporto chamou a polícia.
Leo, que estava viajando com o seu cuidador, estava programado para viajar em um voo com destino ao Reino Unido do aeroporto de Alicante na noite de sábado.
Ela alegou que a equipe exigiu o pagamento de sua boneca porque ela foi classificada como bagagem de mão.
Ms Estella diz que Leo – que tem uma capacidade mental de uma criança de três anos – se tornou “angustiado” quando eles se recusaram a deixá-lo ter sua boneca, com quatro ou cinco policiais chamados para a cena enquanto a fila aumentava.
Ela alega que os policiais “tocaram fisicamente” o adolescente, fazendo com que ele sofresse “um enorme colapso autista” e foi impedido de embarcar no voo.
A companhia aérea disse hoje que toda a assistência no aeroporto foi fornecida pelo pessoal do aeroporto de Alicante. Um porta-voz também rejeitou a alegação de que Leo e seu cuidador foram impedidos de embarcar, e disse que o cuidador havia tomado a decisão de não embarcar no voo no controle de passaporte.
Leo teve que ser levado ao médico do aeroporto e receber a medicação, e como a companhia aérea não ofereceu um voo alternativo até terça-feira, seu cuidador foi forçado a comprar novas passagens.
Estella também alega que pediu ajuda especial para Leo, mas que foi recusada “porque ele pode andar” e criticou as “ações ignorantes” da empresa.
Escrevendo no Facebook, a Sra. Estella disse: ‘Meu pobre Leo está no aeroporto de Alicante e eles queriam cobrar para levar sua boneca a bordo. Ele teve um colapso autista enorme e eles trouxeram 5 policiais para ele, e se recusou a deixá-lo pegar o voo!
‘Ele agora está petrificado e preso em Alicante. É uma vergonha! O seu cuidador solicitou assistência especial e não foi atendido.
‘Nem todas as deficiências são visíveis, você identifica IDIOTAS !!!! desgraça absoluta.
Mais tarde, ela postou uma foto de Leo e sua boneca a caminho de casa, dizendo que se o pessoal tivesse “alguma consciência sobre autismo, saberia que isso sempre se transformaria em um colapso”.
A companhia aérea disse: ‘Este passageiro adolescente e seu cuidador receberam assistência especial do aeroporto de Alicante após o check-in. (Toda a assistência em Alicante é fornecida pela Autoridade do Aeroporto).
No controle de passaportes, o adolescente ficou agitado e agressivo em relação ao seu cuidador e o cuidador tomou a decisão de não viajar. Os passageiros foram levados para a equipe de assistência médica do aeroporto, onde o passageiro chateado recebeu sedação.
“Esses dois passageiros não chegaram ao portão de embarque e, portanto, não foram negados a embarcar e nem foram cobrados por qualquer bagagem de mão’’.