Você vai se emocionar ao saber o significado dessa borboleta roxa, tudo começou com a história de uma mãe que passou por um pesadelo em sua vida e através de sua experiência de sua dor, ela teve uma ideia que ajudaria outras mães que estão passando pelo que ela passou.
A história
Milli poderia estar feliz com a chegada de sua bebê Callie que tinha acabado de nascer, no entanto ela estava triste, abatida, visivelmente cansada. Ela estava no quarto do hospital observando sua filha dormindo enquanto aguardava a alta.
No mesmo quarto havia outra mãe que tinha acabado de dar à luz à bebês gêmeos, essa mãe também parecia muito cansada, e na intenção de puxar assunto se aproximou de Milli. A mulher então olhou a bebê Callie dormindo profundamente no berço, e fez um infeliz comentário que fez Milli desabar:
“Você tem tanta sorte por não ter gêmeos”. Comentou a mulher.
Muito triste Milli não conteve suas lágrimas e saiu chorando do quarto, sem explicar o que ela estava passando.
Tudo bem que ao fazer aquele comentário aquela mulher não poderia imaginar o que Milli estava passando naquele momento.
A perda de sua outra filha
Milli na verdade estava grávida de gêmeos, mas uma de suas filhas havia morrido, e todo seu sofrimento começou durante sua gestação.
Quando Milli e seu esposo Lewis Cann, souberam que ela estava grávida já sabiam que poderia ser gêmeos pois na família de Milli possuem grande incidência de gêmeos e realmente o ultrassom confirmou que era uma gravidez de gêmeos.
Ao mesmo tempo que o casal comemorava aquela notícia também entraram em um estágio de preocupação e medo, pois devido a uma rara condição genética os casos de gêmeos na família apenas um bebê sobrevivia.
E durante o pré-natal foi confirmado o que eles mais temiam, os médicos revelaram que infelizmente uma de suas filhas não sobreviveria. O casal já havia escolhido o nome das filhas Callie e Skye.
No entanto Skye desenvolveu uma doença chamada anencefalia, que faz com que parte do cérebro não se desenvolva corretamente, logo após o descobrimento da doença os médicos alertaram aos pais que Skye viveria por apenas algumas horas ou poucos dias depois do nascimento.
Mesmo com todo sofrimento Milli e Lewis sabiam que precisariam ser fortes e seguir firmes para que Callie se desenvolvesse da melhor forma possível.
“Nós dois ficamos arrasados. Sabendo que eu tive que carregar ambos os bebês a tempo, então me despedir logo depois, foi muito difícil. Lidar com isso e se preparar era difícil. Mas quanto mais falávamos a respeito, mais prontos estávamos. Eu aproveitei minha gravidez e fiquei ansiosa para conhecê-las”. Contou Milli.
Embora os pais já estivessem preparados, ainda foi muito difícil, no dia do nascimento das gêmeas, Milli não desgrudava de Skye. Ela queria aproveitar cada segundo com sua bebê, mas no último momento, decidiu que ela não deveria partir antes de conhecer a irmã Callie. Foi então que pediu para que os enfermeiros a colocassem junto da incubadora da irmã, e ali, juntas Skye faleceu.
O significado da borboleta roxa
Embora Milli tivesse ficado arrasada com o que aquela mãe lhe disse ela sabia que não o fez por mal, a mulher não tinha conhecimento do que havia acontecido com aquela mãe. No entanto, aquela situação delicada fez com que os pais de Callie e Skye se atentassem para algo importante.
Perceberam que, embora os hospitais tenham um tratamento especial para aqueles que perdem um filho, os outros pacientes e até mesmo alguns enfermeiros podem não ter consciência do ocorrido. Decidiram então criar algo que pudesse honrar um bebê falecido e fazer com que outras pessoas reconhecerem a situação de forma respeitosa e gentil.
“Nenhum dos outros pais sabia o que havia acontecido ou algo sobre Skye. O comentário foi completamente inocente e mais humorado. Mas quase me quebrou. Eu corri para fora do quarto em lágrimas e ninguém entendeu. Eu não tive coragem de contar o que havia acontecido. Um adesivo simples teria evitado toda essa situação”, disse Milli.
Para que outros pais não passassem pela mesma situação o casal teve a ideia de criar uma campanha de arrecadação de fundos, para confeccionar adesivos com desenho de uma borboleta roxa, que identificariam a perda de uma bebê gêmeo.
Milli luta para que os hospitais adotem cada vez mais o uso desse símbolo, ajudando pais a não passarem pelo mesmo que ela. Acredita que além de informar outras famílias, ainda ajudaria a conscientizar funcionários do próprio hospital, visto que sempre tem contato com muitas pessoas e podem não se lembrar do que aconteceu em cada caso.
Os adesivos de borboleta podem fazer a diferença na vida das famílias que enfrentam um luto. Mas daí também pode surgir uma fonte para levantar recursos que podem ser destinados a grupos de apoio e entidades do tipo.