A cidade de Matinhos, no litoral do Estado do Paraná, foi atingida por uma fortíssima ressaca do mar neste sábado (6). As ondas enormes ultrapassaram o calçadão da praia, que serve como proteção, e invadiram alguns estabelecimentos comerciais de frente para o mar.
As ondas fortes provocaram euforia em uns moradores e preocupação em outros. Várias pessoas foram até a praia acompanhar de perto o espetáculo da natureza. Os mais jovens, também os mais afoitos, se arriscaram e pularam na água. Alguns surfistas aproveitaram a grandeza das ondas.
Entretanto, em algumas pessoas a ressaca provocou preocupação, principalmente entre aqueles com imóveis colados à praia. Pelas imagens aéreas que ilustram esta matéria, feitas com um drone, pareciam um tsunami invadindo a cidade paranaense.
O pico da ressaca aconteceu entre as 16h e 17h deste sábado. Segundo o Corpo de Bombeiros local, apesar da altura das ondas não foram registrados grandes estragos na área urbana do município.
Sobre a cidade de Matinhos
Matinhos é um município brasileiro no litoral do estado do Paraná. Localiza-se a sudeste da capital do estado, distando desta cerca de 111 km. Ocupa uma área de 117,064 km², sendo 4,75 km² estão em perímetro urbano, e sua população foi estimada em 33.450 habitantes conforme dados do IBGE de 2017, sendo que em 2010 era o 61º mais populoso do estado paranaense.
A sede tem uma temperatura média anual de 19,5 °C e na vegetação do município predomina a mata atlântica, com trechos de restinga ao longo de sua faixa litorânea. Com uma taxa de urbanização da ordem de 99%, o município contava, em 2009, com nove estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,793, considerando como médio em relação ao estado.
O município destaca-se pelas suas praias situadas nos 15 balneários, que atraem milhares de pessoas na alta temporada, sendo o balneário de Caiobá o maior de todos, onde estão a Praia Brava e a Praia Mansa. Também há a realização anual de diversas festas e eventos, como o Carnaval de Matinhos, em fevereiro ou março, e as feiras de artesanato, organizadas no decorrer do ano.