Parto normal e parto cesárea; prós e contras

Ser mãe é o sonho de praticamente todas as mulheres, muitas tem facilidade para engravidar, são bastante férteis, outras precisam de tratamento médico, e tem as que só conseguiram gerar pelo coração.

Quando a mulher engravida, principalmente as mães de primeira viagem, são tomadas por um sentimento de insegurança, tudo é muito imprevisto, a ansiedade só termina no parto.

E por falar em parto, essa é a dúvida que causa maior temor nas gestantes, é difícil escolher entre o parto normal ou a cesárea, entretanto, os obstetras orientam as mães a optarem pelo parto normal ou parto natural. Nesta matéria vamos abordar esse tema, vamos ver quais são os pontos positivos e negativos de ambas as opções de parto.

Vamos começar falando do parto normal, segundo os obstetras e o Ministério da Saúde, as mães que passam pelo parto normal tem uma experiência positiva maior, a recuperação é mais rápida, e isso ajuda a mãe a se dedicar mais ao bebê, que nos primeiros dias tem em sua mãe tudo o que precisa para se desenvolver com saúde física e emocional.

A desvantagem do parto normal é que pode ser estressante e provocar maior ansiedade, pois a gestante não sabe o dia exato nem a hora que o bebê irá nascer. Além disso, quando já estão em sala de parto, podem levar longas horas de espera até o nascimento do filho. Se o parto for muito demorado, o bebê também poderá sofrer.

Vamos ver as vantagens da cesariana, não terá vantagem nenhuma se a mãe tiver condições de um parto normal, a única vantagem é que a mulher tem como agendá-lo e programar a melhor data para o filho nascer.

Desvantagens da cesariana, a mãe passa mais tempo na maternidade, no mínimo 48 horas, elas sentem mais dores no pós-parto, podem passar mal com a anestesia, perdem mais sangue e correm risco de infecção, além disso, a cicatriz demora para cicatrizar e uma semana depois tem que retirar os pontos da sutura.

O risco de morte pós-parto é maior na cesariana, pois o risco de hemorragia, embolia e infecção é presente nessa cirurgia.

Para o bebê, as desvantagens são praticamente o dobro comparadas ao parto normal, aumenta o risco de doenças do trato respiratório, alguns bebês também desenvolvem problemas com a anestesia que é aplicada na mãe. Para maiores informações, converse com o seu obstetra e não falte às consultas de pré-natal.