Informações da colunista Bela Megale do Jornal O Globo, desta quarta-feira (13), dão conta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria com início de depressão por se encontrar muito triste nos últimos dias. E em busca de um conforto espiritual o líder petista teria se cercado de símbolos religiosos de religiões diferentes.
Segundo Megale, um amigo do ex-presidente que o visita regularmente disse à coluna que o Lula está descrente. Familiares, amigos e advogados acompanham preocupados a tristeza do líder do PT. A preocupação é de que possa se transformar em algo mais grave e crônico.
Na última sexta-feira, a filha Lurian visitou o pai na cadeia. Acompanhada das filhas e de um neto, tentou animá-lo. Lula, normalmente alegre e brincalhão com quem se aproxima, está recluso. Deixou as piadas de lado.
A colunista revela que a mesma fonte contou sobre a busca espiritual de Lula em sua cela. O ex-presidente é declaradamente um seguidor católico. Segundo este amigo, ele montou um altar com imagens de santos católicos dentro da cela. No pequeno espaço colocou também um buda, um orixá e um crucifixo.
Apesar de estudos e pesquisas apontarem que grande parte dos brasileiros segue mais de uma religião, a prática de se misturar símbolos de outras religiões ao catolicismo não é bem vista. Os evangélicos também não aceitam misturar a fé cristã com o budismo e a umbanda, presentes no altar da cela do ex-presidente Lula.
Com diferenças marcantes do cristianismo, o budismo é uma doutrina religiosa, filosófica e espiritual e tem como preceito a reencarnação do ser humano de forma a prender-nos aos sofrimentos do mundo material. Representa uma atitude perante o mundo, uma técnica de comportamento. Seus seguidores aprendem a desapegar-se de tudo o que é transitório, o que resulta numa espécie de auto suficiência espiritual.
Já a Umbanda é uma religião afro-brasileira, que sincretiza o catolicismo, espiritismo e as religiosidades africana, indiana e indígena, e é por muitas vezes confundida com o Candomblé e a Quimbanda, porém possui princípios, ensinamentos e rituais que a diferencia das demais. São diversas as vertentes na Umbanda, mas de forma geral, os Orixás são a manifestação divina através de espíritos, chamados de guias ou entidades.