Prefeitura descobre por acaso o que servidores públicos faziam com as câmeras de monitoramento

Servidores aproximam imagens de câmeras da Prefeitura para ver mulheres na praia

Uma notícia que foi ao ar em diversos jornais do país envolvendo servidores públicos da Prefeitura de Guaratuba, no litoral do Paraná, foi considerada a notícia do dia, onde servidores públicos usavam as câmeras de monitoramento da cidade para aproximar as imagens e olhar as mulheres na praia, de acordo com informações do município.

A prefeitura informou que outros funcionários do setor de monitoramento encontraram os vídeos quando procuravam imagens de um adolescente que desapareceu depois que foi a pria com a irmã, o caso do menino de 13 anos, Wellington Bruno Kluger Moreira, que desapareceu em Guaratuba, no dia 16 de novembro, ajudou os funcionários da prefeitura a descobrir o que os colegas de serviço faziam no momento de trabalho.

A família do adolescente disse que o menino foi à praia com sua irmã e com seu cunhado e disse que iria comprar um sorvete e desapareceu logo em seguida, ele foi visto pela última vez nas escadarias do Morro do Cristo, um tradicional ponto de Guaratuba, na intenção de descobrir os locais que o adolescente havia passado, os funcionários da prefeitura vasculharam os vídeos gravados pelas câmeras de monitoramento, o adolescente foi encontrado morto no mar dois dias depois e foi nessa procura que os vídeos de mulheres com shorts curtos e de biquínis foram encontrados.

As câmeras eram direcionadas para jovens que passavam no local de shortinhos ou com alguma roupa que chamava a atenção, o foco era o corpo o rosto não aparecia nas filmagens, à prefeitura informou que tomou medidas administrativas e que foi instaurada uma sindicância para apurar a conduta dos funcionários. A administração municipal afirma ainda que estuda a possibilidade de afastamento dos funcionários envolvidos.

Os vídeos gravados pelos funcionários eram bem nítidos e mostrava claramente a intenção da ação dos servidores públicos, observar as mulheres que frequentavam a praia local, a prefeitura também informou que possui atualmente 20 servidores que trabalham com as câmeras de monitoramento da cidade. No local existem pelo menos 10 câmeras que monitoram a praia e outros três pontos turísticos da cidade.