De acordo com um estudo realizado por especialistas ir muito ao banheiro a noite é um sinal de pressão arterial alta. O estudo mostra que quem precisa urinar à noite, evento chamado de noctúria pode estar com aumento da pressão arterial ou excesso de fluido em seu corpo de acordo com o autor do estudo:
“se você continuar a ter noctúria, pergunte ao seu médico para verificar sua pressão arterial e consumo de sal”.
Pesquisas anteriores realizadas mostraram que a alta ingestão de sal está ligada a noctúria. Pessoas que consomem mais sal tem uma maior probabilidade de serem sensíveis ao sal aumentando assim a pressão sanguínea. O estudo examinou a ligação entre a noctúria e a hipertensão na população, a pressão arterial foi medida e as informações sobre a noctúria foram obtidas através de um questionário.
Os eventos de noctúria que é a ida mais de uma vez ao banheiro por noite, foi significativamente associado com a hipertensão. O risco de hipertensão aumenta significativamente com o aumento do número de eventos de noctúria por noite. Os pesquisadores conseguiram descobrir através do estudo que levantar- se durante a noite para urinar está relacionado a uma chance de 40% maior da pessoa sofrer de hipertensão, quanto maior o número de visitas você faz ao banheiro maior é o risco de se tornar um hipertenso.
No entanto o relacionamento pode ser influenciado por vários fatores, incluindo estilo de vida, ingestão de sal, etnia e origem genética. A ingestão excessiva do sal está relacionada a problemas de hipertensão, portanto ter uma alimentação balanceada e livre do excesso de sal pode controlar os episódios de muitas idas ao banheiro a noite.
Detectar se uma pessoa é hipertensa ou não precocemente é muito importante, pois assim pode-se evitar doenças cardiovasculares. É preciso entender que a noctúria causa problema nos órgãos urinários e também doenças sistêmicas como a hipertensão. No mundo inteiro mais de um bilhão de pessoas tem pressão arterial elevada e essa é a principal causa da morte prematura, pois a pressão arterial elevada aumenta consideravelmente o risco de um acidente vascular cerebral e doença cardíaca.
Uma vida saudável, com uma dieta balanceada com um consumo moderado de sal, moderação do álcool, alimentação saudável e exercício físico regular e controle do peso pode ajudar a melhorar os problemas da noctúria.