Algumas pessoas tem o prazer de cuidar de outras, algumas se dispõem a trabalhar dia e noite em hospitais e casas de família como enfermeira e cuidadoras com amor e carinho, cuidam de adultos especiais e crianças e geralmente são muito reconhecidas por essas famílias como uma pessoa de suma importância já que dispõem de seu tempo para ajudar ao próximo algo que vai muito alem de um trabalho ou simplesmente um meio de ganhar a vida, essas pessoas precisam de amor no que fazem para suportar dia apos dia.
Hoje (10) uma mulher foi presa por abusar de um senhor de 54 anos acamado, o paciente tem a doença (ELA) Esclerose Lateral Amiotrófica, não consegue falar ou se mexer. O senhor conseguiu denunciar a cuidadora por meio de um computador que conseguiu usar com a ajuda dos olhos, a policia foi notificada e segundo o delegado a mulher de 36 trabalhava na casa da família como cuidadora desde 2015.
O crime a que ela responde é de estupro de vulnerável, toda a família do paciente foi ouvida durante a investigação, foi constatado que ela abusava do senhor alem de beija-lo e colocar a mão dele em suas próprias partes intimas. A enfermeira foi presa preventivamente o fato ocorreu no DF e ela esta presa em Ceilândia, cidade satélite de Brasilia. Após a conclusão do inquérito a mulher pode ser detida por um período de 8 a 15 anos.
- O que significa ELA?
Esclerose (endurecimento) Lateral (porção lateral da medula espinhal) Amiotrófica (atrofia muscular)
- Qual a característica principal da esclerose lateral amiotrófica?
A perda da funcionalidade de alguns neurônios causa a fraqueza muscular e da medula espinhal e com o tempo a pessoa pede o movimento do próprio corpo.
- O que essa degeneração provoca?
Quando a fraqueza muscular aparece é um dos primeiros sintomas que se agrava chegando a atrofia (diminuição dos músculos) de forma que não é mais possível movimenta-los da mesma maneira.
- Quais são as partes do corpo que a doença não afeta?
A doença não interfere no raciocínio e nos sentidos ( visão audição tato paladar e olfato) alem de não atrapalhar na questão sexual e intestinal.
- Quem tem mais probabilidade de desenvolver ELA?
Pessoas com mais probabilidade são as Brancas e acima de 60 anos.