Todo relacionamento tem suas fases boas e ruins, e não estamos falando apenas de casamento, mas sim de relacionamento amoroso de todas as formas.
Para viver bem com a pessoa amada, é preciso conhecer um pouco mais sobre a arte do envolver, do apaixonar-se e do amar. Nesta matéria trouxemos alguns ensinamentos transmitidos pela especialista em sexualidade Cátia Damasceno, que divide o relacionamento em 7 fases. Vejamos quais são elas:
1ª Total encantamento
Essa fase ocorre nos primeiros meses, é como se tudo fosse um conto de fadas, saiba que este é o momento ideal para fazer planos, definir regras e apresentar a pessoa amada para amigos e familiares. “O início do relacionamento é baseado na descoberta e na excitação. Nessa fase, o frio na barriga está sempre presente, assim como o desejo de agradar e seduzir“, reforça Cátia.
2ª Defeitos começam aparecer
Depois dos primeiros meses, o casal começa a descobrir os defeitos um do outro. Tem que ter muita atenção, pois essa fase pode acabar definitivamente com o relacionamento.
3ª Acabou a novidade
Quando a paixão vai ficando mais sólida, mais madura, entra na fase em que os dois entram de cara e já se conhecem melhor. A partir daí começam a confirmar valores, desejos e sonhos.
4ª Discussões e primeiras brigas
Com o período da rotina, também vem junto as primeiras brigas e desentendimentos, levando o casal a questionar se devem ou não seguir com a vida juntos.
5ª Juntos o tempo todo ou nem tanto?
Nessa fase começam a querer sair com os amigos novamente. “Sair com amigos vez ou outra é importante para que o casal não se sinta sufocado ou aprisionado em um relacionamento”, diz Cátia Damasceno.
6ª Recuperando o desejo do casal
O nível de intimidade do casal já é considerado bom nessa fase. Porém tem que ser vigilante pois ambos costumam ficar um pouco mais desleixados, e os pijamas velhos começas a circular pela casa, não deixe perder o zelo de se mostrar perfumado(a), bem cuidado(a) para seu amor.
7ª Planejando o futuro
É hora de fortalecer os laços, programar a compra ou construção de um imóvel, buscar crescimento e estabilidade financeira do casal, nessa fase as brigas já estão mais ajustadas e o casal pode seguir com a constituição familiar.