Vídeo: por muito pouco a cidade de Suzano não sofreu outra tragédia com 43 alunos

Ônibus atolou à beira de um barranco com 43 crianças em seu interior.

Foi literalmente por muito pouco que o município de Suzano (SP) não vivenciou mais uma tragédia envolvendo estudantes da rede pública de ensino. Faltaram poucos centímetros para que um ônibus escolar caísse de um barranco para o leito de um córrego com 43 crianças em seu interior.

Um vídeo feito por populares mostra estudantes de Suzano que ficaram presos no interior de um ônibus escolar, atolado numa estrada vicinal. De acordo com testemunhas, os pneus traseiros do lado direito do veículo ficaram a poucos centímetro do barranco. Afora a altura da local, embaixo passa um córrego.

*Confira o vídeo ao final da matéria:

Quando o ônibus atolou à beira do perigoso precipício, o motorista achou por bem desligar o carro e não colocar a vidas das crianças em risco. Ele tentou acalmá-las e pediu a um transeunte que fosse pedir ajuda aos pais, numa comunidade rural próxima, que viessem ajudar a retirar os alunos do veículo.

O grande problema era que a porta do ônibus ficava justamente do lado direito, à beira do barranco. Quando algumas mães chegam desesperadas ao local, começa o resgate dos alunos. Um a um e eles são retirados com segurança. Parte deles chora e os adultos pedem ajuda para que outras pessoas, que passavam pela estrada, ajudem a cuidar das crianças.

O episódio aconteceu na manhã da segunda-feira passada (25), mas somente agora o vídeo foi divulgado. Na tarde daquele dia, os moradores com filhos estudantes protestaram na Rodovia Índio Tiribiçá, pedindo manutenção das estradas da cidade. A Prefeitura de Suzano disse que estava ciente da situação e iria atender o local.

O protesto ocorreu no quilômetro 55, já no limite entre Suzano e Ribeirão Pires, que ficou parcialmente interditada pelos pneus que eles queimaram no asfalto. Além disso, nos cartazes havia pedidos de segurança às crianças.

“No meio do caminho, antes de chegar no ônibus, a gente foi informada de que o ônibus estava caindo com as crianças. Foi aquele apavoro total. A gente começou a se comunicar, eu subi no ônibus para tentar tranquilizar as crianças. Mas eles se levantaram e o ônibus balançava ainda mais”, contou Tatiane Santos, mãe do aluno Brian Santos, que estava no ônibus.

“O coração fica doído, porque a gente fica pensando na segurança das crianças. Vai para a escola de manhã, não sabe se vai voltar, porque não sabe se o ônibus vai atolar, cair no barranco, pegar uma enchente”, finalizou a mãe.

Segundo revela o estudante Brian (na foto), que tem 10 anos, o motorista pediu para eles se acalmarem. “A gente ficou no ônibus por uma hora”, lembra.

Confira o vídeo abaixo: