Absurdo! Baleia é encontrada morta com 6 KG de plástico no estômago

A Baleia foi encontrado já em estado de decomposição em um parque nacional na Indonésia.

Em algum momento você já parou para pensar em como a ação do homem afeta todo a natureza?

Expressões como “crime ambiental” sempre vem à baila e parece que o homem consegue conviver com esta realidade sem se sentir comovido. A história que hoje trazemos, é sobre em como a poluição e outros atos de degradação da natureza tem trazido malefícios para toda a vida animal e vegetal.

Há muito tempo temos ouvido notícias de vários animais marinhos, como as baleias que são mortas quer seja pela caça predatória ou por outras causas que tem a ver com a ação do homem, como a poluição dos mares.

Recentemente, no sudoeste da Indonésia, foi encontrada uma baleia morta e pasmem, em seu estômago havida nada menos que 25 sacos plásticos, 115 copos, 4 garrafas, um par de chinelos e muitos outros pedaços de material plástico que não foram identificados, totalizando 6 kg. De acordo com um estudo feito pelo 5 Gyres Institute, existem aproximadamente 5,25 trilhões de materiais plásticos pairando em nossos oceanos, o que equivale a 269 mil toneladas.

O triste é que o estudo concluiu que parte deste plástico, no formato de pequenas partículas, acabam sendo introduzidas na cadeia alimentar, fato extremamente nocivo a vários organismos, inclusive o do próprio homem.

  • A Indonésia está em segundo lugar no ranking dos maiores utilizadores de material plástico, seguida logo após pela China.

Os restos da Baleia de 9,5 metros foram achados na ilha de Kapota, conhecida zona turística do Parque Nacional de Wakatobi. Biólogos e ambientalistas que foram ao local não puderam dizer ao certo a causa da morte do animal. Mas como concluiu a bióloga marinha do World Wildlife Fund (WWF), Dwi Suprapti, em entrevista a CNN:

“Apesar de não termos conseguido determinar a causa da morte, os fatos que conhecemos já são horríveis o suficiente”.

O Governo da Indonésia também se pronunciou sobre o fato:

  • Fico muito triste a ouvir isto”, declarou Luhut Binsar Pandjaitan, ministro indonésio dos Assuntos Marítimos.
  • Inclusive, este ministro tem sido um defensor incansável na luta pela redução do uso do plástico no país e espera que o triste acontecimento possa servir para alertar o público sobre a gravidade destas questões e a urgente necessidade de reduzir a produção e o consumo de materiais plásticos.
  • “É possível que muitos outros animais marinhos estejam contaminados com plástico e isto é muito perigoso para as nossas vidas”, concluiu em entrevista para Associated Press.