Alerta: Anvisa proíbe venda de lotes de frango por suspeita de Salmonella. Saiba quais marcas

Saiba quais marcas e lotes estão com risco de contaminação.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) declarou a proibição da venda e distribuição, por todo o Brasil, de alguns lotes de frangos, por risco alto de contaminação.

O aviso foi dado nesta quinta-feira para todo o país. O motivo é a suspeita de estarem contaminados com Salmonella enteritidis (bactéria que pode provocar infecção gastrointestinal).

Os sintomas que uma pessoa contaminada sente são dores abdominais, diarreia, febre e vômito. Essa bactéria é encontrada em vegetais plantados em solos contaminados, e no sistema digestivo de animais.

Conforme a Resolução nº 389, de 13 de fevereiro de 2019, publicada no DOU, a Anvisa considera e destaca na proibição o comunicado de “recolhimento voluntário” encaminhado pela BRF (donas da marca Sadia e Perdigão).

A BRF, conglomerado que detêm mais de 30 marcas, incluindo a Perdigão e a Sadia. Os produtos recolhidos incluem filézinho (Sassami), filé de peito e coração, suspeitos de contaminação.

Ainda segundo a empresa, o contágio, geralmente se dá pela falta de seguir corretamente as instruções passadas na embalagem, como as da forma de lavar o alimento, e quando não são completamente fritos, cozidos, assados ou manuseados conforme descrito nas embalagens.

“A decisão de recolher todos os lotes, em vez de partes da produção afetadas, segue o princípio da precaução e o compromisso da BRF com Segurança Alimentar, Qualidade e Transparência”, explicou a BRF.

Os produtos recolhidos tem o selo de inspeção federal e foram comercializados nos estados do Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A empresa ressaltou ainda que todos os outros produtos seguem em conformidade, e que a empresa segue com os padrões de qualidade exigidos pela legislação.

A empresa já havia feito um “recolhimento voluntário” em diversas partes do país nessa quarta-feira (13/2), a empresa anunciou um recall voluntário de 464 toneladas de frango, da marca Perdigão.

Não deixe de compartilhar, este é um importante alerta e deve ser repassado.

A todos os consumidores que tiverem adquirido os produtos dos lotes citados entrem em contato pelo telefone 0800 031 1315 ou pelo e-mail [email protected], para esclarecer dúvidas ou para solicitar troca ou devolução.