Alerta para pessoas que pulam o café da manhã e jantam perto da hora de dormir

Pesquisadores da Universidade Estadual de São Paulo, acompanharam 113 pessoas.

Ignorar o café da manhã e comer um jantar tardio pode causar estragos em sua saúde, sugere uma pesquisa.

Os cientistas descobriram que as pessoas que frequentemente perdiam a refeição matinal e que jantavam regularmente menos de duas horas antes de ir para a cama tinham muito menos probabilidade de sobreviver se sofressem de um ataque cardíaco.

Especialistas acreditam que transferir a maior parte do consumo de alimentos para o início do dia dá ao corpo uma chance melhor de queimar calorias e resulta em um equilíbrio hormonal mais saudável.

A teoria – que confirma o velho ditado, “toma o café da manhã como um rei, almoça como um príncipe e janta como um mendigo” – também sustenta que as pessoas que comem bem de manhã têm menos probabilidade de fazer lanches durante o dia.

Pesquisadores da Universidade do Estado de São Paulo, rastrearam 113 pessoas que sofreram ataques cardíacos.

A equipe descobriu que 57% dos participantes pularam o café da manhã pelo menos três vezes por semana, 51% jantaram três vezes por semana, e 41% perderam o café da manhã e comeram tarde da noite.

Os pesquisadores também descobriram que aqueles que perdiam a refeição matinal e comiam a menos de duas horas de dormir, tinham quatro a cinco vezes mais chances de morrer em um mês após o ataque cardíaco, ou sofriam um ataque repetido.

Os acadêmicos, que publicaram suas descobertas no European Journal of Preventive Cardiology, disseram que mudar a forma como as pessoas comiam seria uma maneira fácil de melhorar sua saúde.

O líder do estudo, Dr. Marcos Minicucci, disse: “A nutrição é uma maneira relativamente barata e fácil de melhorar o prognóstico”.

Ele recomendou um intervalo mínimo de duas horas entre o jantar e a hora de dormir.

“Dizem que a melhor maneira de viver é tomar café da manhã como um rei”, acrescentou.

“Um bom café da manhã é geralmente composto de produtos lácteos [como] leite desnatado ou sem gordura, iogurte e queijo, um carboidrato – pão integral, cereais – e frutas inteiras. Deve ter 15 a 35% do total de calorias ingeridas diariamente.

Os pesquisadores disseram que as pessoas que perdem o café da manhã e têm um jantar atrasado também são mais propensas a ter outros hábitos não saudáveis ​​- como tabagismo e baixos níveis de atividade física.

O Dr. Minicucci disse: “Nossa pesquisa mostra que os dois comportamentos alimentares são independentemente associados a resultados mais desfavoráveis ​​após um ataque cardíaco, mas ter um grupo de maus hábitos só piorará as coisas.

As pessoas que trabalham até tarde podem ser particularmente suscetíveis a um jantar tardio e depois não sentir fome pela manhã.

Também achamos que a resposta inflamatória, o estresse oxidativo e a função endotelial podem estar envolvidos na associação entre comportamentos alimentares não saudáveis ​​e desfechos cardiovasculares”.