Alerta! Se você costuma postar fotos de seus filhos no Facebook, pare imediatamente

Saiba que as consequências dessa exposição podem ser ainda mais terríveis e dificilmente reversíveis.

Muitas vezes em um momento de felicidade agimos no calor da emoção e não paramos para pensar se tal atitude pode causar consequências. Vemos diariamente fotos de crianças sendo compartilhadas nas redes sociais, isso é muito comum, não só aqui no Brasil como no mundo todo, afinal é compreensivo que os pais tenham orgulho de seus filhos e queiram compartilhar momentos especiais de seus pequenos, não é mesmo?

São fotos, vídeos, tudo acaba virando recordações que não são mais guardadas em casa como antigamente, o Facebook se tornou uma espécie de arquivo de recordações que ficam expostas até mesmo para desconhecidos.

Normalmente os pais não tem a mínima noção do quanto isso pode ser perigoso para seus filhos, toda essa exposição muitas vezes desnecessária, se torna um terreno fértil para todos os tipos de criminosos como os pedófilos, que estão sempre aguardando uma oportunidade para agir.

Ao postar fotos de seus filhos, podem sujeitar eles a perigos de diversas espécies, normalmente os criminosos agem da seguinte forma:

Uma pessoa desconhecida lhe envia um pedido de amizade no Facebook, você não a conhece, mas por terem amigos em comum, por ter um bom perfil, você não vê problemas em adicioná-lo, ele passa então a ter acesso a tudo que você posta em seu perfil.

Veja os tipos de fotos que normalmente são publicados pelos pais:

Fotografias de seu filho no primeiro dia de aula, ou em uma apresentação na escola, muitas das vezes estão com o uniforme do colégio onde estudam. Eles estão tão lindos, você toda orgulhosa posta a foto no Facebook para todos os seus ‘amigos’ e familiares.

ERRO GRAVÍSSIMO, pois é através do uniforme que os criminosos identificam a escola, o horário que eles estudam, eles passam a monitorar toda a rotina de sua família. Não duvidem, eles podem ir muito além do que você possa imaginar.

Se eles descobrirem informações básicas como nome dos pais, da criança e da escola, não existirá mais nenhuma barreira para que o mesmo chegue a criança e aos seus pais, já imaginou o perigo?

Saiba que as consequências dessa exposição podem ser ainda mais terríveis e dificilmente reversíveis. Saiba que após publicar fotos de seus filhos, elas podem ser roubadas, não adianta tirar do seu perfil o modo compartilhar, pois eles podem baixar as fotos ou tirar prints.

Exemplos: fotografias de bebês só de fralda, sem roupa ou a tomar banho, eles roubam essas fotos da internet, fazem uma montagem como uma foto “proibida”. Em posse dessa fotografia, os criminosos podem compartilhar com vários sites e redes criminosas onde a predominância é a pedofilia.

O controle desses compartilhamentos e visualizações é praticamente impossível, muitas vezes eles colocam fotos de crianças em um catálogo online, e isso é enviado para centenas de homens pelo mundo afora. Seria no mínimo traumático ver uma montagem assim com o nosso filho.

Veja um exemplo da propaganda feita por eles:

“Fresca, garota brasileira. Menos de 6 anos. Apenas US$5.000!”.

Aprenda que ao expor fotos de seus filhos na internet você coloca em perigo a vida deles, mesmo com as melhores intenções ao postar a foto de sua menina (o), você pode estar entregando ao criminoso informações sobre sua família de bandeja.

Já pensou um dia você chegar à escola para buscar sua filha/sobrinha/neta e ela não estiver mais lá? Você entra na escola, procura por toda parte, e não a encontra. Isso não é ficção, acontece na vida real com muitas famílias, muitas vezes a criança é vendida para um pedófilo, ou famílias estrangeiras.

Outro tipo de foto que você não deve postar são aquelas que dão dicas de onde você mora. Tenham cuidado sempre que fotografarem seus filhos perto de casa, tenham o cuidado de não captarem prédios, nomes de lojas ou outros detalhes que possam denunciar a casa onde mora, pelo menos nas fotografias que deseja postar na web.

O recomendável é que pare de postar tudo sobre sua vida no Facebook, outra dica é não aceitar solicitações de amizade de pessoas desconhecidas. E o mais importante: não poste fotos de crianças, elas muitas vezes acabam nas mãos erradas.

Por favor, compartilhe em nome de todas as crianças