Fumar Narguilé está se tornando uma prática comum, os jovens aderiram a essa espécie de cachimbo de água, oriental, uns usam para fumar ópio, outros tabaco aromatizado, e há aqueles que o utilizam para fumar maconha. O Narguilé também é conhecido em outros países como Xixa.
Muitos jovens e adolescentes acreditam que fumar narguilé é menos maléfico para a saúde do que cigarro industrializado, ou o cigarro ‘de palha’, ou até mesmo o próprio fumo, mas enganam-se com essa suposição. O pior é que tal prática tem aumentado consideravelmente entre essa faixa etária.
Para esclarecer a dúvida de muitos adeptos ao narguilé, foram realizados alguns estudos de caso, os quais comprovaram que o uso do narguilé causa um déficit nas funções do coração, provocando uma queda brusca nos batimentos cardíacos, aumenta consideravelmente os riscos de se ter câncer, desajuste na pressão arterial e rigidez nas artérias, são muitos os riscos à saúde, como também a possibilidade maior de contrair pneumonias, hepatite C e herpes, visto que todos compartilham do mesmo local para fumar.
Uma das maiores responsáveis pelo alto índice de câncer hepático e cirrose, assim como todas as patologias relacionadas ao fígado é a Hepatite C, que é caracterizada como uma infecção viral, silenciosa e perigosíssima. Tem levado muitas pessoas ao óbito.
Ao compartilhar os itens que devem ser de uso pessoal e intransferível como escova de dentes, lixa, palito, alicate de unhas, gilete de barbear, lâmina de depilar, e também o narguilé, você pode ser infectado pelo vírus da hepatite C. Vale lembrar que os fluidos corporais também são meios de transmissão, por isso se exige exames antes de transfusões e doação de sangue.
O uso do preservativo nas relações íntimas também se torna indispensável para prevenir a hepatite C. Para essa doença há 60% de chances de cura, entretanto, depende da fidelidade no tratamento, diagnóstico rápido e o tipo de vírus.
Já a tuberculose é uma patologia bacteriana, causada pela Mycobacterium tuberculosis, de transmissão aérea, a tuberculose pode se instalar em qualquer parte do corpo, mas é no pulmão que a bactéria prefere se desenvolver. A pessoa com tuberculose espalha a doença ao tossir, espirrar e até ao falar, se jorrar gotículas pelo ar.