Atirador faz transmissão ao vivo dos ataques a mesquitas na Nova Zelândia

A transmissão durou cerca de 17 minutos

Um ataque terrorista deixou 49 mortos na Nova Zelândia. O ataque aconteceu simultaneamente em duas mesquitas de Chistchurch. Um dos ataques foi transmitido ao vivo pelo atirador.

Para fazer a transmissão o atirador acoplou uma câmera em seu capacete. Na sequência ele começa a fazer a transmissão quando ainda está dentro do carro que usou para chegar até a mesquita. Então ele sai do carro e começa a caminhar e faz suas primeiras vítimas.

Uma vítima ainda tentou fugir se arrastando pelo chão do templo, mas não conseguiu, pois foi vítimas de novos disparos e morreu. O atirador só parou o ataque depois de matar todos que estavam lá dentro.

Sobreviventes

Os fiéis que conseguiram sobreviver conseguiram fugir pulando a janela. Para pular a janela eles quebraram os vidros e pularam para fora do tempo.

Foram momentos de completo terror. Gritaria, choro, desespero tomou conta da mesquita.

No final do ataque o atirador volta para o carro e disse que não preciso mirar pois havia muitos alvos. A policia diz que o atirador é australiano.

A primeira ministra Jacinda Ardern usou o Twitter para fazer algumas declarações.

“O que aconteceu em Christchurch é um ato extraordinário de violência sem precedentes. Não tem lugar na Nova Zelândia. Muitos dos afetados são membros de nossas comunidades imigrantes – a Nova Zelândia é sua casa.”

Na última postagem ela afirmou:

“A pessoa que cometeu este ato violento não tem lugar aqui. Para aqueles em Christchurch; Encorajo-vos a ficar dentro e siga as instruções de @ nzpolice . O comissário de polícia fará uma declaração pública às 17h. Eu atualizarei todos novamente mais tarde esta noite.”

Comoção na web

Nas redes sociais as pessoas estão comentando a respeito do ataque. Elas não conseguem acreditar que tem acontecido uma tragédia atrás da outra ao redor do mundo. Muitas pessoas fizeram campanha pela paz e suplicam para que atos assim nunca mais aconteçam.

Internautas do mundo inteiro tem suplicado por orações pelos familiares das vítimas desse ato terrorista que ocorreu em Nova Zelândia. As pessoas se mostraram completamente consternadas diante de um ato tão violento quanto esse.