Barragem da Vale se rompe em Belo Horizonte; Vídeo mostra o rompimento

Barragem se rompe em Brumadinho, na grande Belo Horizonte.

Nesta sexta-feira (25), por volta das 12h, a população da cidade de Brumadinho (MG), localizada na grande BH, entrou em estado de alerta depois que uma das barragens da Mina do Córrego do Feijão, rompeu. A população ribeirinha da cidade de Brumadinho foi orientada a deixar suas casas. As informações ainda são poucas, mas já circula um vídeo nas redes sociais que mostra a enorme destruição.

Ainda não há informações do número de desaparecidos e de mortos, mas áudios que circulam nos grupos de WhatsApp contam que o rompimento aconteceu no momento em que o restaurante da empresa estava repleto de funcionários e todos estariam soterrados. O secretário de Estado de Meio Ambiente, Germano Vieira, afirmou que toda a equipe de emergência foi deslocada para a cidade, assim como um grande contingente de bombeiros, a Defesa Civil estadual e o subsecretário da pasta.

Vieira contou que a Vale sobrevoa o local para diagnosticar o tamanho do desastre. Autoridades estão indo para o local avaliar o que houve, os danos e outras possíveis alterações no meio ambiente

Deivison Inácio, de 22 anos, trabalha em uma empresa de mineração vizinha à barragem da vale. Ele conta que o rompimento surpreendeu a todos. “A gente não entendeu nada direito. Está tudo muito tumultuado. A mina da Vale fica virada para o Centro de Brumadinho. Daqui da mina não conseguimos ver ainda até onde a lama invadiu”, contou o rapaz.

A Vale informou que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local, segundo a mineradora.

“A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens“, afirmou a empresa em um comunicado. “A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade”. Concluiu.

Conforme informações de pessoas no local, uma barragem, possivelmente de rejeitos, rompeu-se na região de Mário Campos e Córrego do Feijão. Possíveis vítimas no local. A aeronave Arcanjo já está sobrevoando o local. Aguardem mais informações”, nota emitida por militares da região.

Assista ao vídeo: