Bebê de 6 meses perde a vida ao tomar suco adoçado com Mel

Os pais achavam que estavam ajudando e que o mel faria bem a saúde do filho.

Quando chega um novo membro na família muitas coisas mudam em nossas vidas, algumas adaptações são feitas na casa e os pais começam a aprender coisas que nunca imaginavam. Assim que a criança nasce os médicos pediatras ensinam aos pais quais os primeiros cuidados necessários para que os pequenos estejam seguros e bem alimentados. Mas essas consultas continuam regularmente e todo mês é necessário o acompanhamento para que possam continuar aprendendo o que pode ou não ser feito com o bebê.

Em Tóquio no Japão um bebê de seis meses morreu após tomar mel, seus pais estavam usando para adoçar o suco do bebê, ele já tomava a mais de um mês. Os pediatras recomendam que o mel seja dado a criança a partir de um ano, pois contém uma bactéria Closdridium botulinum que é prejudicial ao organismo do bebê que ainda está em formação, ela é a principal causadora do botulismo.

Segundo os pais, não sabiam que não podia oferecer o alimento ao filho, eles deduziram ser bom para a saúde já que para adultos faz bem. O bebê teve muitas convulsões e foi levado ao hospital com dificuldades na respiração, segundo os médicos, ele foi contaminado por essa bactéria, após um mês internado veio a falecer.

O botulismo é muito perigoso para bebês já que seu sistema ainda está sendo desenvolvido e a bactéria afeta o sistema digestivo prematuro causando grande problema no intestino.

Por isso aconselhamos que os novos papais, principalmente os de primeira viagem, se empenhem em fazer o acompanhamento com o pediatra, pois ele é muito importante para explicar aos pais todos os passos, o que pode ou não se fazer diante do desenvolvimento da criança.

Até os seis meses de idade, a criança deve ser alimentava exclusivamente com leite materno, ou formula própria para substituição desse leite, alguns médicos liberam água quando é utilizada a formula outros não, com seis meses a papinha é introduzida e o suco natural também, sem necessidade de adoçar, quanto mais natural melhor, consulte os ingredientes e frutas permitidas antes de fazer o alimento, a partir de nove meses a criança já pode ingerir os alimentos mais sólidos, pode-se dar a mesma comida que a família come normalmente mas em quantidade a ser consultada com seu pediatra.