Bebê perde os sentidos após se engasgar e é salvo por policiais

Um bebê de 5 meses se engasgou, chegou a desmaiar e foi socorrido por policiais que faziam patrulhamento de rotina.

Na última quarta-feira, dia 6, um bebê de 5 meses se engasgou, o caso aconteceu em Fortaleza. A criança, que estava com a mãe, chegou a desmaiar ao engasgar com água.

Os policiais que prestaram socorro para a criança, estavam realizando um procedimento rotineiro, passando pelo local, quando foram abordados por moradores próximos da residência, que pediram ajuda.

A equipe da viatura 20082, prontamente foi até a casa, onde eles encontraram a mãe e a criança, que estava desacordada. Os policiais levaram a criança para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), porém, durante o percurso para chegar ao local, os próprios policiais realizaram algumas manobras de salvamento, que reanimaram a criança.

Ao chegar no UPA, o bebê que já estava acordado e consciente, recebeu atendimento médico, constatado que estava tudo normalizado e que a criança já estava bem, foi liberada para voltar para casa.

É muito comum que bebês se engasguem realizando coisas normais, que fazem parte da rotina e das necessidades físicas, como se alimentar, mamar, tomar água, e por diversas vezes, basta a própria saliva da criança para que ela se engasgue.

Quando isto acontece, costuma causar um grande desespero nos pais, mas, é necessário tentar manter a calma diante do susto e realizar alguns procedimentos para conseguir ajudar a criança, assim como é extremamente importante verificar se a criança consegue respirar sozinha, e chamar ajuda médica.

Ainda que a criança respire com dificuldades, este fato é um sinal bom, que nos leva a entender que as vias aéreas não estão totalmente fechadas, neste caso, é bom e importante que a criança venha tossir, a tosse vai ajudar a sair de forma natural o que estiver causando o engasgo. Jamais tente retirar com as mãos o alimento ou objeto com o qual a criança está engasgada, este ato pode fazer com que eles entrem ainda mais na garganta, agravando o problema.

Manobra de Heimlich

Quando o bebê está engasgado, realizar esta manobra ajudará para que saia da garganta o que estiver causando o engasgo.

1 – Deite o bebê sobre o braço, a cabeça deve estar um pouco mais abaixo que o tronco, fique atento e verifique se existe objetos na boca da criança que podem ser removidos com facilidade.

2 – Incline o bebê, apoie a barriga sobre o braço, o tronco deve ficar mais baixo do que as pernas da criança, dê 5 palmadas com a base da mão nas costas do bebê

3 – Caso a manobra anterior não tenha sido suficiente, vire o bebê de frente, ainda sobre o braço, com os dedos médio e anular, realize compressões sobre o tórax, local entre os mamilos.

Mesmo que a criança volte a respirar e aparente estar fora de perigo, leve-a ao médico para constatar que ela está realmente bem.