Bolsonaro chega a São Paulo para ser operado na segunda-feira (28)

Esta é a terceira cirurgia que ele se submete depois de ter levado a facada desferida por Adélio Bispo de Oliveira.

Na manhã deste domingo, dia 27 de janeiro de 2019, Bolsonaro chegou em São Paulo, onde será submetido a uma cirurgia na segunda-feira (28), no Hospital Albert Einstein, para a retirada da bolsa de colostomia, a qual precisou usar desde setembro do ano passado, após o atentado em Juiz de Fora.

A previsão da equipe médica é que Jair seja internado por volta das 9h10 deste domingo para os procedimentos preparatórios e no dia seguinte, seja feita a cirurgia. O vice-presidente Hamilton Mourão assumirá a presidência enquanto ele ficar em recuperação, que deve durar cerca de 48 horas.

Jair Bolsonaro pisou em terra firme às 10h, na companhia de uma delegação, que incluía assessores e ajudantes de ordens, e de sua mulher, Michelle Bolsonaro, que permanecerá ao lado do marido no hospital enquanto ele estiver internado. Do aeroporto ele foi levado de carro até o hospital, o trajeto durou mais de 20 minutos. O veículo que conduziu o presidente foi escoltado por um comboio de batedores do Exército, da Polícia Militar e por dois carros do Corpo de Bombeiros.

Ao chegar no Albert Einstein, a imprensa já lhe aguardava, mas ele foi orientado a não conceder entrevista e entrou no hospital pelos fundos da garagem direto para o apartamento, onde a equipe de enfermagem e de médicos estava esperando por ele.

Esta é a terceira cirurgia que ele se submete depois de ter levado a facada desferida por Adélio Bispo de Oliveira, quando o candidato estava em praça pública numa campanha eleitoral no estado de Minas Gerais. Bolsonaro tem junto ao corpo uma bolsa de colostomia implantada em setembro de 2018, quando fez a primeira cirurgia depois do atentado contra a sua vida.

“A cirurgia é necessária para reconstruir o trânsito intestinal. Neste domingo, o presidente deverá se reunir com médicos, passar por exames de imagem e sangue pré-operatórios, ficar em repouso e iniciar jejum. A cirurgia está prevista para 6h desta segunda-feira e será comandada pelo gastroenterologista Antonio Luiz de Vasconcellos Macedo.

Neste tipo de cirurgia, que costuma durar de três a quatro horas, os médicos retiram a bolsa de colostomia e religam as partes do intestino grosso que estavam separadas pela bolsa. O prazo de recuperação estimado é de dez dias. Nos primeiros dias após a cirurgia, o presidente deverá ter uma dieta com água, suco e gelatina. Neste período ele vai precisar tomar antibióticos e anticoagulantes”. Informa a assessoria do Hospital Albert Einstein.