Bolsonaro irá passar por cirurgia neste domingo e Mourão assumirá presidência

Médicos confirmam que está tudo pronto para cirurgia de Bolsonaro.

O porta-voz da presidência da república, Otávio Rêgo Barros, informou que o vice-presidente da República, o general Hamilton Mourão, irá assumir o comando do Palácio do Planalto na segunda-feira, dia 28 de janeiro, em decorrência de uma cirurgia pela qual irá passar Jair Messias Bolsonaro.

O procedimento médico cirúrgico terá como objetivo a remoção de uma bolsa de colostomia, implantada após uma outra cirurgia feita em setembro do ano passado, após o atentado sofrido durante atos de campanha eleitoral na cidade de Juiz de Fora, localizada na zona da mata de Minas Gerais.

O porta-voz explicou também que o vice irá ocupar o cargo da presidência após 48 horas do procedimento cirúrgico. Este é o prazo recomendado pela equipe médica, a fim de que haja a plena recuperação do presidente. O vice Hamilton Mourão já afirmou que pretende na terça-feira, dia 29 de janeiro, realizar uma reunião ministerial, do conselho de governo, no Palácio do Planalto.

O porta-voz da Presidência informou que o voo de Jair Bolsonaro está previsto para ocorrer às 8 horas deste domingo, dia 27 de janeiro, saindo da Capital Federal para São Paulo, onde o procedimento será realizado. O presidente viaja na companhia da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e de um pequeno grupo de assessores, além do ministro Augusto Heleno, e do próprio porta-voz, Rêgo Barros.

A previsão feita pela equipe médica é de que a plena recuperação demore cerca de dez dias. Barros explicou que a Presidência preparou uma estrutura em São Paulo, a fim de que Jair Bolsonaro possa receber seus ministros, além de ser possível o estabelecimento de um governo efetivo e eficaz.

Comunicado Oficial: “Nesse interregno, cirurgia e recuperação, que os médicos indicam e iluminam a necessidade de restrito descanso de 48 horas, o excelentíssimo senhor vice-presidente da República, estará como presidente da nossa República. Não é apenas no período da cirurgia, mas sim alongando-se por mais 48 horas”, concluiu o porta-voz.

O Hospital Albert Einstein confirmou na tarde deste sábado (26), por meio de boletim médico, que já está tudo preparado e a equipe médica sobre aviso para a cirurgia do presidente Jair Bolsonaro (PSL) neste domingo.