Cachorrinha quase morre após ter seus pelos tingidos; ‘tintura de uso humano’

Violet foi encontrada entre a vida e a morte.

Uma ONG que cuida de animais e especialmente cães de rua, encontrou uma cadelinha em péssima situação, fraquinha, doente e com os pelos tingidos de roxo. Depois de investigar, um dos responsáveis pela instituição descobriu que a dona na cachorrinha tingiu seus pelos para que combinasse com seu nome.

A cachorrinha chamada Violet, estava desidratada, com os olhos inchados e queimaduras por toda a pele, por conta da reação química vinda da tintura. Os veterinários cuidaram e medicaram, também tentaram de todas as maneiras tirar a tinta dos pelos de Violet.

A cachorra precisou ser anestesiada porque a situação em sua pele estava muito grave, ela não aguentaria nem passar por uma simples tosa, até tentaram fazer sem o anestésico, mas de acordo com que os pelos saiam, a pele saia junto. Estava mesmo de dar dó.

Os cuidadores de Violet já estavam com o coração partido de ver a cachorrinha naquela situação. “Foi muito pior do que imaginávamos”, legendaram em uma foto publicada em suas redes sociais ao divulgar o acontecido. Os internautas acompanharam tudo, passo a passo.

De acordo com as informações do grupo que resgatou a bichinha, a pessoa que a tingiu, usou tintura para humanos e essas tinturas possuem um alto teor de substâncias químicas, para uso desses produtos, os veterinários são unânimes em desaconselhar.

As substancias toxicas encontradas nesses produtos podem causar lesões graves dermatológicas nos animais, podendo levar, inclusive, à cegueira e até a morte. Além disso, como cães costumam se lamber para limpar o pelo, é possível que ocorram lesões internas e envenenamento” , esclarece o veterinário Ruan Noledh.

A pequena e frágil Violet ficou hospitalizada por quatro meses, na tentativa de se recuperar por completo, fez o tratamento com antibióticos potentes por três meses, além disso, foi submetida a hidratação intravenosa e constante troca de curativos. De acordo com a PCAS, a cachorrinha foi adotada por um especialista em embelezamento animal e hoje vive muito bem com a nova família.

Fica o alerta a todos para que não cometam o mesmo erro com seu animal de estimação, lembre-se que eles não são seres humanos e que para eles existem produtos de higiene e de beleza apropriados.