O excesso de gordura no sangue de um homem foi capaz de mudar até a cor do seu sangue deixando os especialistas impressionados. O homem de 39 anos deu entrada no hospital com sintomas de dores de cabeça, náuseas e vômitos.
O médico que trabalha no Hospital Universitário de Colônia na Alemanha, disse que nunca viu um caso assim. Ele teve que ser levado para UTI do hospital, pois os níveis de triglicerídeos estavam altíssimos causando a viscosidade e mudança na cor do seu sangue.
“Inicialmente então era mais claro que o sangue venoso escuro normal parecia sangue arterial, mas com um brilho branco”.
“Após a sedimentação uma parte branca se separou do sangue saudável que permaneceu na parte inferior do recipiente”.
Os triglicerídeos são gorduras que vem dos alimentos como manteigas e óleos, mas níveis elevados podem ser por uma causa genética, obesidade ou até mesmo o abuso de drogas, álcool e cigarro.
Os médicos começaram os procedimentos para retirar o excesso de gordura do sangue e reduzir a viscosidade usando uma máquina, mas isso não foi possível, pois a gordura era tanta que acabou entupindo os filtros que sugam a gordura por várias vezes.
Os médicos então tiveram que fazer uma flebotomia, substituição do sangue do paciente por o de um doador saudável para então restaurar o PH do sangue e conseguir estabilizar o paciente que poderia acabar morrendo.
“Precisamos levar o paciente em um estado em que os procedimentos padrão para remover os lipídios do sangue fossem novamente possíveis”.
“Até onde sabemos esse é o primeiro caso de hipertrigliceridemia severa que precisou de flebotomia para salvar o paciente depois que o procedimento-padrão falhou”. Contou o médico.
O procedimento deu certo e depois de alguns dias o paciente recebeu alta, mas os médicos informaram que ele deveria ter uma mudança de vida radical daqui para frente, pois os níveis altos de gordura no sangue do homem foram por causa da resistência à insulina, obesidade, dieta inadequada e diabetes que não foram tratados adequadamente e quase levaram o paciente à morte.
A falta de cuidados com sua saúde quase o levou a morte.