CNH digital já pode ser gerada pela internet; saiba como

Você poderá acessar sua CNH pelo celular, mesmo sem internet.

A Carteira Nacional de Habilitação, até que enfim, já pode ser adquirida pela web através de tablete, computador ou celular, antes isso só era possível presencialmente no Detran. A novidade já está ativa desde a última quinta-feira, dia 20 de dezembro de 2018.

Tanto a CNH quanto o certificado digital, já estão sendo disponibilizados via digital, até hoje, dia 22 de dezembro, somente 620 mil CNHs digitais foram emitidas, diante da quantidade de motoristas brasileiros, esse número é baixo, os motoristas se queixavam da burocracia no atendimento e dificuldade para se deslocarem até o Detran para validar o documento.

Nem todas as pessoas disponibilizavam de tempo para se deslocar ao Detran, o que antes era exigido para se obter a CNH digital, mas agora o serviço torna-se fácil, super rápido e simples, uma mão na roda para muitas pessoas.

Agora, para fazer o cadastramento da CNH Digital, é necessário ter a última versão do documento, introduzida em 2017, que conta com o QR Code; se a sua CNH não tem o código, será necessário realizar o procedimento para tirar uma nova”. Esclarece o ministro das Cidades, Alexandre Baldy.

“Caso a sua CNH de papel contenha o QR Code, é preciso fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, será necessário fazer um cadastro e a validação do e-mail, feito por meio de um link que é enviado na hora do registro. Em seguida, basta escanear o código com a lente do celular, se o usuário optar por fazer a validação pelo Smartphone ou tablete”. Completa.

“A partir de então, serão necessários mais dois passos. Primeiro, o usuário precisará dar uma ‘prova de vida’, o que é apenas um movimento físico simples captado pela câmera do Smartphone, para garantir que a pessoa é quem diz ser e não uma foto. Depois disso será preciso informar o número de celular, e a CNH estará disponível no app”. Conclui o ministro.

Para garantir a segurança, o dono do documento deverá criar uma senha de 4 dígitos que será solicitada todas as vezes que for utilizar a CNH digital. A Carteira de Habilitação poderá ser acessada sem internet pelo Celular, Tablet ou Iphone.