Conheça as 10 plantas aromáticas que não precisam de terra para crescer

Cultive essas 10 plantas usando apenas água e uma base de vidro.

O que você acha de deixar sua cozinha com muito mais vigor ao utilizar ervas aromáticas na decoração e, claro, também no alimento? Além de ser prático, também fica muito bonito usar na decoração. Descubra como cultivar essas plantas usando apenas água, sem terra, sem desordem e com ótimo visual clean.

Vamos aprender como plantar as ervas aromáticas na água

Antes de dar início a nossa lista mostrando as melhores ervas para esse cultivo, vamos falar juntos como preparar:

– É preciso esterilizar o vaso, garrafa ou frasco de vidro com álcool completo, ou seja, se o vidro aguentar com a água fervendo;

– Coloque água da pia no frasco. Se a capacidade de água não for muito boa, como exemplo da água salobra, utilize água mineral;

– Corte 1 cm da base da erva e coloque dentro do vaso;

– É necessário lavar o frasco pelo menos 1 vez por semana, fazendo troca da água sempre que for preciso;

– Se desejar que as raízes saiam de maneira mais rápida, coloque em pouco de água morna, algumas fatias de salgueiro e deixe descansando por uma noite inteira. No outro dia pela manhã, substitua a água do vaso por essa.

Ervas que podem ser cultivadas na água

Descubram agora quais são as melhores ervas aromáticas para se cultivar em recipientes com água.

1. Alecrim

O alecrim é admirador de sol, então o deixe mais próximo da janela. Sua base, mais lenhosa, leva um período para se enraizar, porém, quando já está firme, teus brotos chegam com muita força, aceleradamente.

2. Sálvia

A melhor época para realizar o cultivo da sálvia é na estação da primavera. Corte as estacas e as coloque na água. Elas amam a luminosidade e têm muita tendência a cultivar mofo, então as coloque próximas de uma janela.

3. Hortelã-pimenta

Essa planta é muito simples de se cultivar, basta colocar as estacas dentro da água que ela irá enraizar. Ela é muito linda e tem um aroma especial, rica em mentol que proporciona uma sensação de frescor na pele e na língua. Ideal para sucos e outras receitas.

4. Estragão

Se você tem como objetivo usar o estragão em saladas, cultive o russo, porém, se sua utilização for somente como tempero, escolha o francês. Para cultivar, coloque alguns talos na água, e deixe próximo da janela que muito em breve irá começar a criar as raízes.

5. Manjericão

O manjericão também gera raízes com muita facilidade, é só colocar estacas sobre a água, antes do período de floração, próximo da janela. Além de ter um cheiro muito agradável, ele fica bem cheio e vivo.

6. Hortelã-verde

Ela não é tão refrescante como a hortelã-pimenta, porém nasce muito fácil, gerando uma linda folhagem.

7. Tomilho

Essa plantação fica linda como decoração, por causa das suas lindas folhagens diferentes, que ficam muito bem com outras texturas e tamanhos. Pegue as estacas ainda verdes, de prioridade ainda na primavera, e coloque dentro da água. No momento em que suas raízes nascerem, apare a estaca para incentivar seus brotos.

8. Orégano

O orégano é muito simples de ser cultivado, ele se enraíza com muita facilidade, sendo uma gostosura nas receitas e muito frágil na decoração.

9. Bálsamo de limão ou ervas dos gatos

Esta planta é uma querida! Além de expulsar insetos indesejados de sua casa e conseguir atrair borboletas e os gatos, ela serve para criar um chá relaxante perfeito e dá maravilhosas e delicadas flores brancas. Apare os talos ainda na primavera e coloque sobre a água, o mais próximo da janela. Depois de um mês verás que suas raízes estarão se formando. Deixe-a próxima da janela e não se esqueça de sempre trocar sua água.

10. Stevia

Isso mesmo, o adoçante é feito destas folhas e você pode cultivar elas em sua casa. Coloque algumas de suas estacas na água, deixe-as próximas da janela. Se preferir, pode utilizar suas folhas em chás e sucos!

Vasos com ervas e água

Agora, vamos ver mais um pouco de motivação!

Garrafas de modelos e tonalidades diferentes oferecem um ar muito mais lúdico no seu cultivo. Observou como suas raízes ficam maravilhosas?

Os vasinhos já não estão aguentando suas plantinhas que se multiplicaram. Maravilha! Que venham as jarras.

Suas ervas com diversas texturas, tonalidades, tons e tipos fazem com que não fique monótona, porém, o ideal é manter a base similar, para criar uma relação harmoniosa entre elas.